Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

“A defesa das pessoas no centro do projeto europeu só é garantida de forma inequívoca e clara pelo PS”, afirmou Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro expressa “profundo pesar” pelo acidente de viação na Madeira


Vereadores do PS/Ribeira Grande recorrem ao Tribunal de Contas devido a contratação do cantor Kevinho


João Castro quer fiscalização apertada a rótulos de ‘falsos’ leites


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Lavar as mãos…"
2019-04-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Turistas? Sim, para o meu hotel..."
2019-04-19
André Bradford André Bradford
"Um Açoriano a defender os Açores na Europa"
2019-04-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares - com propostas para Servir os Açorianos"
2019-04-17
José Contente José Contente
"CENTEURO?"
2019-04-17
Marta Matos Marta Matos
"Ganhar Asas"
2019-04-15
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Dois exemplos de uma governação proativa"
2019-04-13
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“Iniciativa do Governo é uma garantia da proteção do...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“O PS/Açores continuará a trabalhar para que todas a...

FEAMP aprovado no Parlamento Europeu com aumento de verba para os Açores

PS Açores - FEAMP aprovado no Parlamento Europeu com aumento de verba para os Açores

O novo FEAMP, aprovado na última sessão plenária do Parlamento Europeu que reuniu em Bruxelas, manteve no essencial a proposta da Comissão das Pescas. O diploma, que será agora discutido com o Conselho, contempla um aumento das verbas destinadas às Regiões Ultra-periféricas, estando agora definido à partida um envelope de 114 milhões de euros, que corresponde a um aumento de 11,8% do financiamento em relação ao atual quadro.


 


Ricardo Serrão Santos, coordenador dos Socialistas na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, interveio no debate que antecedeu a votação, tendo afirmado que “não nos podemos esquecer que o FEAMP visa apoiar a realização dos objetivos ambientais, económicos, sociais e de emprego da Política Comum de Pescas” e, simultaneamente, “promover a implementação da política marítima da União, apoiando os compromissos internacionais da União Europeias no domínio da governação dos oceanos”.


 


O eurodeputado destacou ainda a importância dos apoios às regiões ultraperiféricas tendo, a este propósito, salientado que “fundos como o FEAMP são importantes para a economia azul, mas têm que reverter para quem necessita deles”. Devem, por isso, salientou, “apoiar o desenvolvimento sustentável do ambiente, da sociedade e da economia”. “Não podemos subsidiar por subsidiar, mas há situações em que os apoios são fulcrais para que as atividades sejam competitivas e consigam ultrapassar condicionalismos específicos, em particular em áreas com dificuldades acrescidas como são as Regiões Ultraperiféricas”, afirmou o deputado europeu.


 


Recorde-se que a proposta da Comissão da Pescas, agora aprovada, contempla também  a possibilidade de haver renovação e melhorias na frota de pequena escala para embarcações registadas e que operem exclusivamente dentro das RUPs, assim como investimentos em infraestruturas de apoio às mesmas, como locais de desembarque, lotas, estaleiros e oficinas de reparação.


 


O Parlamento Europeu manteve também o atual esquema de compensação para custos adicionais (o anterior POSEI Pescas), com a novidade de até 31 de dezembro de 2023 a Comissão Europeia ter que efetuar uma avaliação do processo, ponderando nesta altura a possibilidade de criar um programa (POSEI) destinado aos assuntos marítimos e das pescas.


 

2019-04-10 09:19:45, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados