Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo solicita audição em Comissão Parlamentar sobre operação de transporte marítimo


Presidente do Governo avança com proposta de criação do Conselho de Concertação com as Autonomias Regionais


Lara Martinho faz balanço positivo de trabalho desenvolvido em prol dos Açores


Lara Martinho alertou para a questão ambiental da Base da Lajes


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"10 de Junho: cá e lá"
2019-06-15
Lara Martinho Lara Martinho
"VISITAS ÀS FLORES E SÃO JORGE"
2019-06-15
Francisco Coelho Francisco Coelho
"O inédito viável"
2019-06-15
José Contente José Contente
"Autono(mia)"
2019-06-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Oposição, precisa-se!"
2019-06-08
Lara Martinho Lara Martinho
"UMA 2ª OPORTUNIDADE PARA OS EMPRESÁRIOS"
2019-06-08
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Fado Tropical"
2019-06-08
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
JSD está a denegrir esforço de milhares de Jovens Aç...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
PS/A não delega autonomia em ninguém e apresenta est...

André Bradford insiste na união entre partidos para defender os Açores na Europa e para combater a abstenção

PS Açores - André Bradford insiste na união entre partidos para defender os Açores na Europa e para combater a abstenção

Na apresentação da interpelação ao Governo sobre os “Desafios dos Açores na Europa pós-2020”, promovida pelo Grupo Parlamentar do PS/A, esta terça-feira na Sessão Plenária, André Bradford insistiu na importância de os Partidos assumirem uma posição consensual quer na defesa dos interesses da Região na Europa, quer no combate à abstenção.


“Agora que se definem as grandes linhas orientadoras da futura Política de Coesão, da Política Agrícola Comum ou da Política Comum de Pescas, e que se fixam os respetivos envelopes financeiros, não é irrelevante a nossa presença, a nossa ação e a nossa capacidade de gerar mais apoios, consensos e alianças nos grandes centros de decisão da política Europeia”, afirmou o deputado socialista.


Já em fevereiro do ano passado o GPPS “lançou um repto a todos os partidos representados nesta Casa, para que nos uníssemos e fizéssemos ‘um pacto de regime’ em torno das políticas europeias”. Agora, insiste, “é fundamental que, conjuntamente com o Governo dos Açores, façamos um ponto de situação sobre matérias tão decisivas quanto as que dizem respeito à Agricultura, às Pescas, aos Transportes e à Mobilidade, ou ao Ambiente e à Sustentabilidade, enfim, às várias áreas-chave do nosso futuro coletivo”.


Para André Bradford, tendo em conta que “deixaremos de poder contar com um representante dos Açores no maior grupo político do Parlamento Europeu” é necessário “robustecer o nosso entendimento interpartidário e procurar, em articulação com o poder executivo, os fundamentos para uma Região unida e preparada para defender os interesses dos Açorianos, acima de qualquer questiúncula específica de índole político-partidária”.


Ainda durante a intervenção inicial, André Bradford recordou o problema da abstenção: “Infelizmente, os Açores têm sido notícia pelo distanciamento que os nossos eleitores sentem em relação à União Europeia. É impossível conviver comodamente com os 80% de abstenção que tivemos nas últimas eleições Europeias e todos nós aqui nesta Casa temos responsabilidade nisso”.


“Temos a responsabilidade e o dever de mostrar aos Açorianos que a Europa também é aqui e que as políticas europeias são determinantes. Que a nossa pertença à Europa tem resultados visíveis em todas as ilhas – nas estradas, nas escolas, nos centros de saúde, na proteção dos recursos naturais – e que o que não formos capazes de ser nós a influenciar, será sempre decidido por outros, não necessariamente de acordo com as nossa vontades e necessidades”, acrescentou.


 

2019-04-09 12:26:12, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados