Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

“A defesa das pessoas no centro do projeto europeu só é garantida de forma inequívoca e clara pelo PS”, afirmou Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro expressa “profundo pesar” pelo acidente de viação na Madeira


Vereadores do PS/Ribeira Grande recorrem ao Tribunal de Contas devido a contratação do cantor Kevinho


João Castro quer fiscalização apertada a rótulos de ‘falsos’ leites


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Lavar as mãos…"
2019-04-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Turistas? Sim, para o meu hotel..."
2019-04-19
André Bradford André Bradford
"Um Açoriano a defender os Açores na Europa"
2019-04-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares - com propostas para Servir os Açorianos"
2019-04-17
José Contente José Contente
"CENTEURO?"
2019-04-17
Marta Matos Marta Matos
"Ganhar Asas"
2019-04-15
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Dois exemplos de uma governação proativa"
2019-04-13
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
JSD está a denegrir esforço de milhares de Jovens Aç...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
PS/A não delega autonomia em ninguém e apresenta est...

André Bradford insiste na união entre partidos para defender os Açores na Europa e para combater a abstenção

PS Açores - André Bradford insiste na união entre partidos para defender os Açores na Europa e para combater a abstenção

Na apresentação da interpelação ao Governo sobre os “Desafios dos Açores na Europa pós-2020”, promovida pelo Grupo Parlamentar do PS/A, esta terça-feira na Sessão Plenária, André Bradford insistiu na importância de os Partidos assumirem uma posição consensual quer na defesa dos interesses da Região na Europa, quer no combate à abstenção.


“Agora que se definem as grandes linhas orientadoras da futura Política de Coesão, da Política Agrícola Comum ou da Política Comum de Pescas, e que se fixam os respetivos envelopes financeiros, não é irrelevante a nossa presença, a nossa ação e a nossa capacidade de gerar mais apoios, consensos e alianças nos grandes centros de decisão da política Europeia”, afirmou o deputado socialista.


Já em fevereiro do ano passado o GPPS “lançou um repto a todos os partidos representados nesta Casa, para que nos uníssemos e fizéssemos ‘um pacto de regime’ em torno das políticas europeias”. Agora, insiste, “é fundamental que, conjuntamente com o Governo dos Açores, façamos um ponto de situação sobre matérias tão decisivas quanto as que dizem respeito à Agricultura, às Pescas, aos Transportes e à Mobilidade, ou ao Ambiente e à Sustentabilidade, enfim, às várias áreas-chave do nosso futuro coletivo”.


Para André Bradford, tendo em conta que “deixaremos de poder contar com um representante dos Açores no maior grupo político do Parlamento Europeu” é necessário “robustecer o nosso entendimento interpartidário e procurar, em articulação com o poder executivo, os fundamentos para uma Região unida e preparada para defender os interesses dos Açorianos, acima de qualquer questiúncula específica de índole político-partidária”.


Ainda durante a intervenção inicial, André Bradford recordou o problema da abstenção: “Infelizmente, os Açores têm sido notícia pelo distanciamento que os nossos eleitores sentem em relação à União Europeia. É impossível conviver comodamente com os 80% de abstenção que tivemos nas últimas eleições Europeias e todos nós aqui nesta Casa temos responsabilidade nisso”.


“Temos a responsabilidade e o dever de mostrar aos Açorianos que a Europa também é aqui e que as políticas europeias são determinantes. Que a nossa pertença à Europa tem resultados visíveis em todas as ilhas – nas estradas, nas escolas, nos centros de saúde, na proteção dos recursos naturais – e que o que não formos capazes de ser nós a influenciar, será sempre decidido por outros, não necessariamente de acordo com as nossa vontades e necessidades”, acrescentou.


 

2019-04-09 12:26:12, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados