Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

“A defesa das pessoas no centro do projeto europeu só é garantida de forma inequívoca e clara pelo PS”, afirmou Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro expressa “profundo pesar” pelo acidente de viação na Madeira


Vereadores do PS/Ribeira Grande recorrem ao Tribunal de Contas devido a contratação do cantor Kevinho


João Castro quer fiscalização apertada a rótulos de ‘falsos’ leites


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Lavar as mãos…"
2019-04-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Turistas? Sim, para o meu hotel..."
2019-04-19
André Bradford André Bradford
"Um Açoriano a defender os Açores na Europa"
2019-04-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares - com propostas para Servir os Açorianos"
2019-04-17
José Contente José Contente
"CENTEURO?"
2019-04-17
Marta Matos Marta Matos
"Ganhar Asas"
2019-04-15
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Dois exemplos de uma governação proativa"
2019-04-13
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
COMUNICADO: PSD tem de se informar sobre porto espac...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Presidente do Governo atribui Estatuto de Utilidade ...

“Futuro da ilha Graciosa passa por investir no que a ilha tem de melhor”, defende Francisco César

PS Açores - “Futuro da ilha Graciosa passa por investir no que a ilha tem de melhor”, defende Francisco César

"Chegados a esta fase de crescimento nos Açores temos que investir no que cada ilha tem de melhor, em vez de copiar os mesmos projetos em todas as nossas ilhas”, afirmou Francisco César, depois dos contatos realizados na ilha Graciosa, esta quarta e quinta-feira. Na primeira visita realizada enquanto presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Francisco César realçou a importância dos contatos de proximidade que os deputados socialistas promovem em todas as ilhas.


A visita acompanhada pelos três deputados socialistas – José Ávila, Manuel Ramos e Ricardo Ramalho – e pelos autarcas da ilha, permitiu “ver no terreno o conjunto de investimentos públicos que estão em curso e que são significativos, como é o caso da intervenção na zona costeira da Barra com um investimento de cerca de sete milhões de euros, e o que está a ser feito no aeródromo da Graciosa, nomeadamente com a construção da Torre de Controlo, que é um investimento que está praticamente terminado”.


“Foi também possível constatar que há um conjunto de áreas na ilha que estão a revelar o seu fulgor e competitividade”, realçou o líder da bancada socialista, referindo a título de exemplo o que se passa no setor da agricultura: “Apesar de sabermos que há alguns problemas ao nível dos rendimentos dos agricultores fruto do preço do leite, também há um bom trabalho a nível da diversificação na horticultura, na recuperação das vinhas e na comercialização de carne – estão a ser vendidas mais de mil cabeças de gado por ano e com a entrada em funcionamento do novo matadouro, esta atividade pode crescer”.


Francisco César fez também questão de assegurar que a ida à Graciosa “não serviu apenas para ver o que está bem feito, mas também para ouvir as pessoas sobre as suas expetativas e sobre o que pode ser melhorado”. Na questão dos transportes aéreos, por exemplo, “verificámos que há uma satisfação com os novos horários de acessibilidades à Ilha Graciosa, que está a ser preparada uma resposta positiva para a expetativa dos empresários quanto ao voo semanal direto para Ponta Delgada – neste ponto até é curioso que alguns partidos venham exigir mais do que foi solicitado pelos próprios empresários da ilha”.


Para o presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores “o ciclo de investimento público ao nível de uma infraestruturação base que está no projeto do Partido Socialista está praticamente a terminar, ou seja, aquilo a que nos comprometemos está quase concluído, agora importa perceber o que vem a seguir”.


Francisco César adianta que agora, o desafio passa por “potenciar as caraterísticas especificas de cada uma das ilhas e, no caso concreto da Graciosa refiro-me não só ao aumento do rendimento dos agricultores, mas ao setor turístico, que pode ser diferenciador na área termal e no mergulho”. Garantir que “a exportação dos nossos produtos funcione em mercado interno com rendimento para os produtores e para os empresários”, foi outros dos exemplos referidos.


Francisco César insiste, por isso, na importância de se “investir naquilo que cada ilha tem de melhor, porque estamos numa fase em que não interessa repetir o que os outros têm porque já não acrescenta valor”.

2019-04-04 22:12:02, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados