Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Reforma da Autonomia, Conselho de Concertação e Lei do Mar inscritos no Programa nacional do PS


COMUNICADO


Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de operação de financiamento da Região


Seis mil famílias açorianas beneficiaram de apoios à habitação que representam contrato com responsabilidades para ambas as partes, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos"
2019-07-17
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"226 minutos a debater o passado com outubro em mira"
2019-07-15
Lara Martinho Lara Martinho
"A legislatura da confiança"
2019-07-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Se precisar, tem a oportunidade de solicitar"
2019-07-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate "
2019-07-06
José Contente José Contente
"Antero sem “is”"
2019-07-10
Lara Martinho Lara Martinho
"Chãos de Melhoras"
2019-07-10
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
André Bradford quer enriquecer candidatura do PS/Aço...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“Influência do Governo Regional no plano nacional fo...

Câmara da Ribeira Grande não devolve impostos à população do concelho

PS Açores - Câmara da Ribeira Grande não devolve impostos à população do concelho

Os vereadores eleitos pelo PS/Açores à Câmara Municipal da Ribeira Grande manifestaram esta quinta-feira preocupação com o rumo da gestão do executivo do PSD, após a apreciação das contas relativas ao ano financeiro de 2018.


Perante o aumento da dívida de médio e longo prazo em mais de um milhão de euros e o fecho do ano com resultados líquidos de 4,3 milhões, os vereadores socialistas consideram haver uma “falta de planeamento e incapacidade de colocar estas receitas ao serviço das pessoas e das empresas do concelho”, através do investimento em diversas infraestruturas de execução prioritária.


A título de exemplo, os socialistas apontam a receita cobrada aos ribeiragrandeses que, em 2018, rondou os 8 milhões de euros, através da cobrança de serviços prestados e de impostos diretos (cobrança de água e resíduos). Por outro lado, referem a estagnação nos investimentos: “No verdadeiro investimento necessário ao presente e que dará respostas às solicitações de futuro, quer em abastecimento de águas, saneamento, estruturas de apoio às zonas balneares e rede viária”. 


Para a vereação socialista, o dinheiro cobrado pela Câmara deve ser utilizado em benefício das pessoas, mas esta parece não ser nem a intenção nem a prioridade do executivo do PSD. Com um resultado líquido de 4,3 milhões de euros pagos pelos ribeiragrandenses em IMI, IRS e outros impostos diretos, no mínimo, têm o direito que a Câmara lhes devolva a totalidade da receita de IRS que arrecada, mais de 500 mil euros anuais.


“Esta foi uma proposta dos vereadores do PS no ato eleitoral das autárquicas de 2017 e que o presidente Alexandre Gaudêncio, após várias insistências do PS, continua a recusar devolver esse dinheiro à população da Ribeira Grande. Bem pelo contrário, continua com uma política de esbanjamento dos dinheiros públicos, que em nada contribuiu para a melhoria de vida atual e futura da população”, referiram os socialistas.


Nesse sentido, os vereadores socialistas consideraram que todos os ribeiragrandenses deveriam analisar estes documentos, de forma a conhecerem “onde está a ser gasto o seu dinheiro e qual o rumo que o presidente da Câmara está a dar à Ribeira Grande”.


Os vereadores do PS eleitos na Câmara Municipal da Ribeira Grande optaram por se abster na votação relativamente à execução do orçamento de 2018.

2019-03-21 18:00:24, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados