Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

“A defesa das pessoas no centro do projeto europeu só é garantida de forma inequívoca e clara pelo PS”, afirmou Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro expressa “profundo pesar” pelo acidente de viação na Madeira


Vereadores do PS/Ribeira Grande recorrem ao Tribunal de Contas devido a contratação do cantor Kevinho


João Castro quer fiscalização apertada a rótulos de ‘falsos’ leites


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Lavar as mãos…"
2019-04-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Turistas? Sim, para o meu hotel..."
2019-04-19
André Bradford André Bradford
"Um Açoriano a defender os Açores na Europa"
2019-04-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares - com propostas para Servir os Açorianos"
2019-04-17
José Contente José Contente
"CENTEURO?"
2019-04-17
Marta Matos Marta Matos
"Ganhar Asas"
2019-04-15
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Dois exemplos de uma governação proativa"
2019-04-13
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
André Bradford defende manutenção dos níveis de inve...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
André Bradford quer enriquecer candidatura do PS/Aço...

Vasco Cordeiro assinala Dia da Floresta com visita a atividades de sensibilização ambiental

PS Açores - Vasco Cordeiro assinala Dia da Floresta com visita a atividades de sensibilização ambiental

O Presidente do Governo visitou hoje as atividades promovidas pela Escola Básica e Integrada da Maia, concelho da Ribeira Grande, para assinalar o Dia Internacional da Floresta, onde destacou o “bom ponto de equilíbrio” entre a valorização ambiental e económica que tem sido possível assegurar na gestão das florestas dos Açores.


“Mais de 30 por cento do território dos Açores está coberto por floresta, isso é importante, não apenas do ponto de vista ambiental, mas também enquanto valorização do nosso território em termos económicos”, sublinhou Vasco Cordeiro.


O Presidente do Governo falava aos jornalistas após ter visitado todas as atividades incluídas na iniciativa 'Tributo à Natureza', que decorreu na manhã de hoje na Escola Básica e Integrada da Maia, dinamizada pelos alunos do Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ) daquele estabelecimento de ensino.


Segundo adiantou, o Governo dos Açores tem desenvolvido ao longo dos anos um trabalho de valorização da floresta das várias ilhas, caso do Inventário Florestal dos Açores, um instrumento de ordenamento do território que está em fase de revisão e que se assume como importante ao nível da gestão e do apoio à decisão política nestas matérias.


“A floresta representa um elemento valorizador do território, que pode ter também um aproveitamento económico, mas, para que isso aconteça, não podemos sacrificar um dos interesses em benefício dos outros”, salientou Vasco Cordeiro.


Nesse sentido, assegurou que a Região, recorrendo a fundos comunitários, tem “dados passos significativos” para encontrar um “bom ponto de equilíbrio” entre estas várias funções da floresta açoriana, o que tem permitido uma sintonia entre a preservação ambiental e o potencial económico, não apenas ao nível da exploração florestal, mas também de valorização paisagística enquanto ativo do destino turístico Açores.


Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, a relevância de iniciativas de sensibilização ambiental como as que decorreram hoje na Região junto das gerações mais novas, uma vez que permitem incutir “o gosto e a consciência pela preservação de um património que faz parte dos Açores”.


Nesta quinta-feira, mais de 1.000 crianças e jovens participam em iniciativas que assinalam o Dia Internacional da Floresta, com plantação de espécies endémicas, jogos tradicionais, visitas a Reservas Florestais, visionamento de vídeos alusivos à temática e 'peddy papers'.


GaCS/PC

2019-03-21 14:23:20, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados