Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Reforma da Autonomia, Conselho de Concertação e Lei do Mar inscritos no Programa nacional do PS


COMUNICADO


Presidente do Governo destaca “grande sucesso” de operação de financiamento da Região


Seis mil famílias açorianas beneficiaram de apoios à habitação que representam contrato com responsabilidades para ambas as partes, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Não vivemos numa Região rosa, mas vivemos muito longe do caos"
2019-07-17
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"226 minutos a debater o passado com outubro em mira"
2019-07-15
Lara Martinho Lara Martinho
"A legislatura da confiança"
2019-07-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Se precisar, tem a oportunidade de solicitar"
2019-07-12
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Moniz no fato de Bolieiro e o PSD sem alfaiate "
2019-07-06
José Contente José Contente
"Antero sem “is”"
2019-07-10
Lara Martinho Lara Martinho
"Chãos de Melhoras"
2019-07-10
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“Sustentabilidade ambiental nos Açores está diretame...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“Bruxelas deve implementar políticas específicas de ...

Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro

PS Açores - Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro

Os Açores são, a partir de hoje, um dos sócios fundadores da Agência Espacial Portuguesa, com sede na ilha de Santa Maria, com o Presidente do Governo a defender que este é um “ponto de partida” no aproveitamento que a Região deve fazer deste potencial para a criação de emprego qualificado e para novas áreas de desenvolvimento económico.


“Este é um ponto de partida. A partir de agora, exige muito trabalho e exige a nossa capacidade inventiva para aproveitarmos este potencial. Estou certo que, da mesma forma que chegamos até aqui, também teremos todas as condições, enquanto Região, para aproveitar todo este potencial para a criação de riqueza, de emprego qualificado e de novas áreas de desenvolvimento da nossa economia”, afirmou Vasco Cordeiro.


O Presidente do Governo falava na cerimónia de assinatura da escritura de constituição da Agência Espacial Portuguesa – 'Portugal Space', que resulta da parceria entre o Governo da República e o Governo dos Açores, com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA).


Além da Região Autónoma dos Açores, são sócios fundadores da 'Portugal Space' a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Agência Nacional de Inovação e a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.


Nesta cerimónia, que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, Vasco Cordeiro salientou a importância da 'Portugal Space' para o desenvolvimento do Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites, que prevê a criação de um porto espacial na ilha de Santa Maria.


Este é um projeto que, nos próximos dias, conhecerá uma evolução significativa com a publicação do concurso internacional e com o processo que se seguirá de avaliação e ponderação de todos os interesses em presença, não apenas os relativos à criação de emprego, mas também no que se refere à salvaguarda ambiental e de segurança da população, adiantou o Presidente do Governo.


Segundo disse, o facto da sede desta nova agência ficar na Região, assim como os vários projetos que estão a ser desenvolvidos na área do Espaço, constituem um desafio, não apenas para o Governo, mas também para outras entidades, como a Universidade dos Açores e as empresas, ao nível do aproveitamento das oportunidades que assim se abrem.


Nesta cerimónia, o Presidente do Governo realçou também que a decisão de localizar a sede da 'Portugal Space' em Santa Maria não “acontece por circunstâncias fortuitas”, já que se enquadra na estratégia que tem sido seguida e concretizada de reforçar a capacitação da Região como local de desenvolvimento de atividades de investigação e aprofundamento do conhecimento sobre o Espaço, assim como de polo de projeção deste setor e de emprego qualificado.


Nesse sentido, Vasco Cordeiro apontou os exemplos da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), que resulta de uma parceria direta entre o Governo dos Açores e o Governo de Espanha, e que terá uma segunda estação nas Flores, assim como a instalação, também em Santa Maria, da nova antena de 15 metros da ESA, que será dedicada ao programa científico PROBA3 de observação do Sol, e o Centro de Operações de Dados do programa SST (Space Surveillance and Tracking) localizado no Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - TERINOV.


Após sublinhar que é a geografia que, em grande medida, garante aos Açores e ao país uma presença de vanguarda nesta área, Vasco Cordeiro anunciou a realização na Região da NewSpace Atlantic Summit, um evento internacional dedicado ao Espaço, que terá lugar em Santa Maria, no final do mês de junho, reunindo empresas, investigadores e decisores políticos.


No que se refere ao significado político da criação da 'Portugal Space', o Presidente do Governo destacou que constitui mais um elemento de valorização dos Açores que decorre de uma opção política do atual Governo da República.


Segundo disse, é de inteira justiça “enaltecer e reconhecer o trabalho” que, desde logo, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior colocou nesta matéria, mas também o empenho do Primeiro-Ministro, António Costa, no sentido de concretizar esta aposta na Região Autónoma dos Açores.


“Tem um significado também político pelo facto de este processo alicerçar-se e avançar fruto de um franco e profícuo espírito de entendimento entre o Governo dos Açores e o Governo da República. Por esta via, o Governo dos Açores associa a nossa Região logo aos passos iniciais desta caminhada do nosso país de construção de uma nova área da nossa economia”, referiu Vasco Cordeiro.


GaCS/PC

2019-03-19 12:44:48, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados