Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

“A defesa das pessoas no centro do projeto europeu só é garantida de forma inequívoca e clara pelo PS”, afirmou Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro expressa “profundo pesar” pelo acidente de viação na Madeira


Vereadores do PS/Ribeira Grande recorrem ao Tribunal de Contas devido a contratação do cantor Kevinho


João Castro quer fiscalização apertada a rótulos de ‘falsos’ leites


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Lavar as mãos…"
2019-04-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Turistas? Sim, para o meu hotel..."
2019-04-19
André Bradford André Bradford
"Um Açoriano a defender os Açores na Europa"
2019-04-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares - com propostas para Servir os Açorianos"
2019-04-17
José Contente José Contente
"CENTEURO?"
2019-04-17
Marta Matos Marta Matos
"Ganhar Asas"
2019-04-15
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Dois exemplos de uma governação proativa"
2019-04-13
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“Sustentabilidade ambiental nos Açores está diretame...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“Bruxelas deve implementar políticas específicas de ...

Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro

PS Açores - Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro

Os Açores são, a partir de hoje, um dos sócios fundadores da Agência Espacial Portuguesa, com sede na ilha de Santa Maria, com o Presidente do Governo a defender que este é um “ponto de partida” no aproveitamento que a Região deve fazer deste potencial para a criação de emprego qualificado e para novas áreas de desenvolvimento económico.


“Este é um ponto de partida. A partir de agora, exige muito trabalho e exige a nossa capacidade inventiva para aproveitarmos este potencial. Estou certo que, da mesma forma que chegamos até aqui, também teremos todas as condições, enquanto Região, para aproveitar todo este potencial para a criação de riqueza, de emprego qualificado e de novas áreas de desenvolvimento da nossa economia”, afirmou Vasco Cordeiro.


O Presidente do Governo falava na cerimónia de assinatura da escritura de constituição da Agência Espacial Portuguesa – 'Portugal Space', que resulta da parceria entre o Governo da República e o Governo dos Açores, com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA).


Além da Região Autónoma dos Açores, são sócios fundadores da 'Portugal Space' a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Agência Nacional de Inovação e a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.


Nesta cerimónia, que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, Vasco Cordeiro salientou a importância da 'Portugal Space' para o desenvolvimento do Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites, que prevê a criação de um porto espacial na ilha de Santa Maria.


Este é um projeto que, nos próximos dias, conhecerá uma evolução significativa com a publicação do concurso internacional e com o processo que se seguirá de avaliação e ponderação de todos os interesses em presença, não apenas os relativos à criação de emprego, mas também no que se refere à salvaguarda ambiental e de segurança da população, adiantou o Presidente do Governo.


Segundo disse, o facto da sede desta nova agência ficar na Região, assim como os vários projetos que estão a ser desenvolvidos na área do Espaço, constituem um desafio, não apenas para o Governo, mas também para outras entidades, como a Universidade dos Açores e as empresas, ao nível do aproveitamento das oportunidades que assim se abrem.


Nesta cerimónia, o Presidente do Governo realçou também que a decisão de localizar a sede da 'Portugal Space' em Santa Maria não “acontece por circunstâncias fortuitas”, já que se enquadra na estratégia que tem sido seguida e concretizada de reforçar a capacitação da Região como local de desenvolvimento de atividades de investigação e aprofundamento do conhecimento sobre o Espaço, assim como de polo de projeção deste setor e de emprego qualificado.


Nesse sentido, Vasco Cordeiro apontou os exemplos da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), que resulta de uma parceria direta entre o Governo dos Açores e o Governo de Espanha, e que terá uma segunda estação nas Flores, assim como a instalação, também em Santa Maria, da nova antena de 15 metros da ESA, que será dedicada ao programa científico PROBA3 de observação do Sol, e o Centro de Operações de Dados do programa SST (Space Surveillance and Tracking) localizado no Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - TERINOV.


Após sublinhar que é a geografia que, em grande medida, garante aos Açores e ao país uma presença de vanguarda nesta área, Vasco Cordeiro anunciou a realização na Região da NewSpace Atlantic Summit, um evento internacional dedicado ao Espaço, que terá lugar em Santa Maria, no final do mês de junho, reunindo empresas, investigadores e decisores políticos.


No que se refere ao significado político da criação da 'Portugal Space', o Presidente do Governo destacou que constitui mais um elemento de valorização dos Açores que decorre de uma opção política do atual Governo da República.


Segundo disse, é de inteira justiça “enaltecer e reconhecer o trabalho” que, desde logo, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior colocou nesta matéria, mas também o empenho do Primeiro-Ministro, António Costa, no sentido de concretizar esta aposta na Região Autónoma dos Açores.


“Tem um significado também político pelo facto de este processo alicerçar-se e avançar fruto de um franco e profícuo espírito de entendimento entre o Governo dos Açores e o Governo da República. Por esta via, o Governo dos Açores associa a nossa Região logo aos passos iniciais desta caminhada do nosso país de construção de uma nova área da nossa economia”, referiu Vasco Cordeiro.


GaCS/PC

2019-03-19 12:44:48, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados