Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Carlos César pede um “PS muito forte” para garantir estabilidade


Presidente do Governo insiste na necessidade de mais ação e mais transparência nas questões ambientais relacionadas com a Base das Lajes


Elisa Ferreira com a pasta da Coesão e das Reformas é a “mulher certa no lugar certo”, afirma Vasco Cordeiro


Nota de pesar pelo falecimento de Gustavo Moura


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mais PS! Mais Açores! Mais Portugal! (2)"
2019-09-14
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Escolhas"
2019-09-14
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mais PS! Mais Açores! Mais Portugal! (1)"
2019-09-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"O MODELO DE SUBSÍDIO SOCIAL DE MOBILIDADE DEVE SER REVISTO? SIM"
2019-09-11
José Contente José Contente
"Marcas e marcos"
2019-09-04
Lara Martinho Lara Martinho
"A LEGISLATURA DA CONFIANÇA"
2019-09-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Onde param os partidos de direita?"
2019-09-04
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“Demos um grande salto qualitativo em poucos anos em...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“Recuperação da vinha do Pico é um bom exemplo de ap...

Vasco Cordeiro quer UE a valorizar mais o trabalho das regiões no desenvolvimento sustentável e no combate às alterações climáticas

PS Açores - Vasco Cordeiro quer UE a valorizar mais o trabalho das regiões no desenvolvimento sustentável e no combate às alterações climáticas

O Presidente do Governo apresentou hoje, em Bucareste, os Açores como um bom exemplo na Europa na adopção de políticas e medidas para garantir a sustentabilidade em várias áreas, defendendo que a União Europeia deve valorizar mais o papel das regiões na concretização deste objectivo comum.


“É impressionante o trabalho que muitas regiões da Europa estão a desenvolver em áreas relacionadas com o desenvolvimento sustentável e com as alterações climáticas. Esse trabalho deve ser promovido e valorizado, porque pode servir de exemplo e ajudar a UE a alcançar os objetivos” definidos nesta matéria, afirmou Vasco Cordeiro.


O Presidente do Governo falava na 8.ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, que está a decorrer na Roménia com a participação de centenas de líderes regionais e locais que vão debater e adotar, no final dos trabalhos, uma Declaração sobre o futuro da União Europeia.


Vasco Cordeiro, enquanto Presidente do Governo e da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), participou no debate sobre o papel das regiões e das cidades na construção de um futuro sustentável, num painel que integrou ainda a Vice-Presidente do Comité das Regiões, Markku Markkula, o Presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Magnus Berntsson, e a Presidente da Câmara de Sibiu, Roménia, Astrid Fodor.


Segundo preconizou, a questão do desenvolvimento sustentável tem de estar associada, também, à sustentabilidade económica e social, no sentido de assegurar que os cidadãos sintam estes objetivos como seus e que as soluções a adoptar permitam também resolver as questões do seu quotidiano.


“A liderança é importante para mostrar o caminho, para criar os instrumentos e os incentivos, mas não podemos ganhar esta batalha se o cidadão não sentir essa como uma batalha sua”, sublinhou Vasco Cordeiro, para quem a União Europeia tem definido os objetivos políticos e alocado os respetivos recursos, mas tem ainda de valorizar, cada vez mais, o papel e o contributo das regiões.


No caso concreto dos Açores, recorde-se que o Governo já aprovou o Programa Regional para as Alterações Climáticas, que estipula 76 medidas de adaptação e de mitigação, prevendo que seja possível, até 2030, reduzir as emissões de gases de efeitos de estufa de forma significativa, entre outras metas.


Além disso, a Região já atingiu, no final de 2018, cerca de 40 por cento de utilização de energias renováveis e endógenas, salientou Vasco Cordeiro, um valor acima da meta do Pacote de Energia e Clima da UE para 2030, sendo expectável que, até 2023, se possa alcançar o patamar de 56 por cento de produção de energia eléctrica com base em recursos renováveis.


No âmbito da proteção e valorização ambiental, os Açores já iniciaram o processo de certificação como Destino Turístico Sustentável, de acordo com os critérios da Global Sustainable Tourism Council, com a chancela das Nações Unidos, uma certificação que apenas nove regiões e quatro países têm em todo o mundo.


A Cimeira '(Re)New EUrope' é promovida pelo Comité das Regiões e pela Presidência Romena do Conselho da UE.


Este evento realiza-se de dois em dois anos, juntando membros de governos e de assembleias de regiões e cidades da União Europeia, altos representantes de Estados-membros e das instituições europeias, bem como de diversos outros organismos.


Nesta Cimeira participaram o Presidente do Comité das Regiões, Karl-Heinz Lambertz, a Primeira-Ministra da Roménia, Vasilica Viorica Dăncilă, a Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Crețu, o negociador-chefe da Comissão Europeia para a saída do Reino Unido da União, Michel Barnier, e vários deputados europeus, entre outros.


Na sessão de encerramento, que contará com a presença do Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, será adotada a Declaração de Bucareste com a visão das regiões e das cidades para uma União Europeia renovada.


À margem desta Cimeira, o Presidente do Governo reuniu-se com o Presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Magnus Berntsson, um encontro que serviu, entre outros assuntos, para analisar o 'Eurodisseia', um programa de intercâmbio entre regiões europeias que oferece estágios a jovens no estrangeiro, e do qual já beneficiaram cerca de 150 jovens Açorianos.        


GaCS/PC


 

2019-03-14 16:32:28, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados