Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Carlos César pede um “PS muito forte” para garantir estabilidade


Presidente do Governo insiste na necessidade de mais ação e mais transparência nas questões ambientais relacionadas com a Base das Lajes


Elisa Ferreira com a pasta da Coesão e das Reformas é a “mulher certa no lugar certo”, afirma Vasco Cordeiro


Nota de pesar pelo falecimento de Gustavo Moura


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mais PS! Mais Açores! Mais Portugal! (2)"
2019-09-14
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Escolhas"
2019-09-14
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Mais PS! Mais Açores! Mais Portugal! (1)"
2019-09-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"O MODELO DE SUBSÍDIO SOCIAL DE MOBILIDADE DEVE SER REVISTO? SIM"
2019-09-11
José Contente José Contente
"Marcas e marcos"
2019-09-04
Lara Martinho Lara Martinho
"A LEGISLATURA DA CONFIANÇA"
2019-09-07
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Onde param os partidos de direita?"
2019-09-04
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“É possível desenvolver na Europa políticas sociais ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“Demos um grande salto qualitativo em poucos anos em...

Deputados do PS enaltecem entrada em vigor do Estatuto da Agricultura Familiar

PS Açores - Deputados do PS enaltecem entrada em vigor do Estatuto da Agricultura Familiar

Os deputados do PS eleitos pelos Açores, Carlos César, Lara Martinho e João Castro, regozijaram-se com a entrada em vigor esta semana do diploma que reconhece o Estatuto da Agricultura Familiar. Este estatuto já pode ser pedido por formulário eletrónico enviado à Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que tem 20 dias para decidir.


A criação deste estatuto, que dá aos agricultores acesso prioritário a fundos comunitários e a regimes fiscal e de segurança social mais favoráveis, foi publicada em agosto do ano passado, mas a atribuição do título e a sua manutenção ficou adiada para posterior regulamentação, que foi agora concretizada por portaria.


João Castro enalteceu a entrada em vigor que revelou ser bastante importante para os agricultores dos Açores. “A inclusão das regiões autónomas neste estatuto, por pedido do Governo Regional dos Açores, permitirá minorar dificuldades e estimular este tipo de atividade, tornando-a mais atrativa e dinâmica para as novas gerações, contribuindo também para combater a desertificação do meio rural”, afirmou. O socialista lembra que praticamente toda a agricultura nas regiões é pequena e familiar e que este apoio incentiva a que se “promova uma agricultura sustentável e confira maior valor estratégico à pequena propriedade agrícola”.


Para receberem o título, os responsáveis agrícolas têm de ter mais de 18 anos, um rendimento coletável igual ao inferior ao 4.º escalão do imposto do rendimento de pessoas singulares e não podem receber um montante superior a 5.000 euros decorrentes das ajudas da Política Agrícola Comum (PAC).


Além disto, os candidatos devem ser titulares de uma exploração agrícola familiar que se situe em prédios "rústicos ou mistos" e que utilize mão-de-obra familiar em percentagem igual ao superior a 50% do total.


Segundo o diploma, na sequência da consagração do estatuto, foi criada a Comissão Nacional para a Agricultura Familiar (CNAF), presidida pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e composta por representantes das áreas tuteladas pelos ministros das Finanças, Justiça, Adjunto, Educação, Trabalho, Saúde, Planeamento, Economia, Ambiente e Mar. Fazem igualmente parte da CNAF representantes dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, da Confederação dos Agricultores de Portugal, da Confederação Nacional da Agricultura, da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, da Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural.

2019-03-14 10:49:57, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados