Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia novo Programa DOC-PROF para facilitar a jovens doutorados a entrada no mercado de trabalho


Presidente do Governo manifesta pesar aos familiares das vítimas do acidente das Quatro Ribeiras


Vasco Cordeiro anuncia novo projeto “Atelier do Código” que vai chegar a cerca de 15 mil alunos da Região


Indicadores do 1.º trimestre animam para o desafio de reforçar a capacidade da SATA para servir os Açores e os Açorianos


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JUSTIÇA NOS AÇORES"
2019-05-18
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Abstenção"
2019-05-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Querem brincar às comissões de inquérito?"
2019-05-16
Luís Botelho Luís Botelho
"As Europeias, a Europa, a importância dos Açores para o PS"
2019-05-17
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"O 1 DE MAIO E A TRADIÇÃO DA TOURADA À CORDA"
2019-05-16
André Bradford André Bradford
"Representar todas as ilhas"
2019-05-16
José Contente José Contente
"Tecno LOGIAS"
2019-05-15
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Há melhorias nos resultados alcançados pelos alunos ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Criado o Núcleo de Estudantes Socialistas da Univers...

Iniciativa do PS reforça respostas públicas nas políticas de proteção das crianças e jovens dos Açores

PS Açores - Iniciativa do PS reforça respostas públicas nas políticas de proteção das crianças e jovens dos Açores

“Independentemente de opções ideológicas, esta é uma área onde há unanimidade no essencial, ou seja, na salvaguarda do bem-estar das nossas crianças e jovens, bem como na necessidade de melhorar e acautelar os seus interesses e direitos”, afirmou Isabel Quinto, esta terça-feira, no plenário de março da ALRAA.


A deputada coordenadora do Grupo de Trabalho de análise e avaliação das respostas públicas regionais na área da promoção dos direitos e proteção de crianças com mais de 12 anos, falava no âmbito da apresentação e discussão do relatório final deste grupo criado no âmbito da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.


Isabel Quinto relevou a importância de aumentar as campanhas de informação e sensibilização de situações de risco, continuar a trabalhar as competências parentais o mais cedo possível e prosseguir com a formação de profissionais competentes.


De entre as recomendações apresentadas no relatório, Isabel Quinto congratulou-se com a aprovação de propostas tais como, a promoção de campanhas de informação e sensibilização para a dependência digital “uma questão preocupante de que nos apercebemos ao longo do processo e a inclusão desta temática na formação parental” e ainda “a instituição do exame global de saúde aos 17-18 anos, a proibição da venda em espaços escolares e de saúde de produtos prejudiciais à saúde e também a criação de uma rede de referenciação de saúde mental infantojuvenil”.


Criado em outubro de 2017, este Grupo de Trabalho teve como objetivo complementar o trabalho desenvolvido na anterior legislatura com a mesma temática, mas direcionado às crianças até aos 12 anos. “Sob proposta do Partido Socialista entendeu-se oportuno a criação deste grupo de trabalho, já que o anterior relatório se configurou em medidas operacionalizadas pelo Governo dos Açores”, explicou Isabel Quinto.


Ainda assim, a deputada realçou que “este assunto não diz apenas respeito a entidades públicas, governos e parlamentos. É sim, um assunto que exige uma resposta de toda a sociedade, a começar, desde logo, pelas famílias”.


Os deputados afetos percorreram as nove ilhas da Região, visitaram 33 instituições e ouviram 10 entidades “que contribuíram para uma melhor compreensão da situação atual das políticas públicas de proteção das crianças e jovens dos Açores”.


O relatório final apresenta 42 conclusões e 32 recomendações que contou com um “largo consenso, se bem que não unânime, pelo voto contra do PPM, que uma vez esgotado o tempo com várias tentativas de conciliação, votou contra duas recomendações”, afirmou a coordenadora do Grupo de Trabalho.


 

2019-03-12 17:05:53, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados