Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro anuncia novo Programa DOC-PROF para facilitar a jovens doutorados a entrada no mercado de trabalho


Presidente do Governo manifesta pesar aos familiares das vítimas do acidente das Quatro Ribeiras


Vasco Cordeiro anuncia novo projeto “Atelier do Código” que vai chegar a cerca de 15 mil alunos da Região


Indicadores do 1.º trimestre animam para o desafio de reforçar a capacidade da SATA para servir os Açores e os Açorianos


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"JUSTIÇA NOS AÇORES"
2019-05-18
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Abstenção"
2019-05-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Querem brincar às comissões de inquérito?"
2019-05-16
Luís Botelho Luís Botelho
"As Europeias, a Europa, a importância dos Açores para o PS"
2019-05-17
Fátima Ferreira Fátima Ferreira
"O 1 DE MAIO E A TRADIÇÃO DA TOURADA À CORDA"
2019-05-16
André Bradford André Bradford
"Representar todas as ilhas"
2019-05-16
José Contente José Contente
"Tecno LOGIAS"
2019-05-15
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
PSD/Faial está aborrecido por, pela primeira vez, ex...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Ricardo Ramalho defende que valores de transparência...

Vasco Cordeiro defende parceria com as Comunidades para reforçar relação económica com os EUA

PS Açores - Vasco Cordeiro defende parceria com as Comunidades para reforçar relação económica com os EUA

O Presidente do Governo defendeu, esta terça-feira, uma evolução na relação entre os Açores e os Estados Unidos da América para um cada vez mais relevante patamar económico, um objetivo que deve ser concretizado em parceria com as Comunidades Açorianas residentes neste país.


“Os dados do crescimento do turismo, assim como os valores de investimento norte-americano nos Açores, provam que é possível fazer avançar esta relação secular que temos com os Estados Unidos da América e, em especial, com os estados com maior presença açoriana, para um patamar económico cada vez mais relevante, apesar dos enormes desafios que ainda temos de vencer nesta área”, afirmou Vasco Cordeiro.


Num encontro com a comunidade de Hilmar, no âmbito da visita oficial que está a efetuar à Califórnia, o Presidente do Governo adiantou que o Executivo tem também a consciência que a consolidação do salto nesta relação só poderá ser dada através de uma parceria com as Comunidades Açorianas e com as suas instituições, que “são, naturalmente, os melhores promotores dos Açores” nas localidades onde se inserem.


Segundo disse, nos últimos anos, graças à dinâmica económica que se verifica na Região, aliando fatores de estabilidade a um atrativo sistema de incentivos a privados, tem-se assistido a um incremento de investimento norte-americano, não apenas de Açorianos com residência nos EUA, mas também de outros investidores naturais deste país.


“No turismo, entre 2014 e 2017, a Região registou um aumento de quase 164% do número de hóspedes e de mais de 180% ao nível das dormidas”, adiantou Vasco Cordeiro, ao recordar que o mercado norte-americano é um dos nove mercados definidos no Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo nos Açores e, em 2017, foi mesmo o segundo mercado estrangeiro com maior fluxo de hóspedes para o arquipélago.


No domínio do investimento, existem atualmente na Região 16 projetos com capital norte-americano em desenvolvimento.


Oito destes projetos já estão em execução, com um valor de investimento estimado de cerca de dois milhões de euros, e os restantes oito projetos, que estão numa fase inicial, vão permitir um investimento global superior a cinco milhões de euros, sublinhou o Presidente do Governo.


“Estamos a falar de investimentos nos Açores com capital norte-americano, maioritariamente no turismo, mas também nas áreas da pesca, da aquacultura e das tecnologias de informação e de comunicação”, disse.


Na sua intervenção, Vasco Cordeiro destacou, por outro lado, que ser-se Açoriano na América, sendo também Americano, demonstra a “enorme capacidade de integração das Comunidades Açorianas nas sociedades de acolhimento, o que robustece a imagem dos Açores e revigora a Açorianidade, dando-lhes uma projeção mais intensa”.


“Se há desafio que pode ser lançado às novas gerações, não é o desafio de serem mais Açorianos, mas é o desafio de serem bons Americanos, porque, sendo bons Americanos, estão a prestar um contributo inestimável para a notoriedade dos Açores, para a promoção da nossa Região, que é tornar a palavra Açoriano sinónimo de bom cidadão”, frisou Vasco Cordeiro.


GaCS/PC

2019-02-13 12:29:49, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados