Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

GaCS: Vasco Cordeiro presta homenagem à “extraordinária história” dos Açorianos na Califórnia


Vasco Cordeiro anuncia criação do Conselho da Diáspora Açoriana


Presidente do Governo inaugura Instituto Universitário na Califórnia


Vasco Cordeiro defende parceria com as Comunidades para reforçar relação económica com os EUA


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Convenções..."
2019-02-16
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Eleições europeias não são para os outros"
2019-02-13
Lara Martinho Lara Martinho
"MEMÓRIA NACIONAL"
2019-02-10
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Europeias"
2019-02-10
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Maior justiça na cadeia de valor do leite"
2019-02-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Conclusões antes do início"
2019-02-07
José Contente José Contente
"Silicon Horst"
2019-02-06
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Grupo Parlamentar do PS/Açores insiste na importânci...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Reforço da formação de ativos vai abranger cerca de ...

Presidente do Governo inaugura instituto universitário e encontra-se com a Comunidade Açoriana em visita oficial à Califórnia

PS Açores - Presidente do Governo inaugura instituto universitário e encontra-se com a Comunidade Açoriana em visita oficial à Califórnia

O Presidente do Governo vai inaugurar o Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI), da Universidade Estadual da Califórnia - Fresno, no âmbito da visita oficial que realiza de 11 a 15 deste mês a este Estado norte-americano e que inclui encontros com a Comunidade Açoriana e diversos contactos institucionais.


Vasco Cordeiro preside quarta-feira, 13 de fevereiro, a convite do Presidente da Universidade da Califórnia - Fresno, Joseph I. Castro, à inauguração deste instituto, que se destina a promover a Cultura e a Língua Portuguesa, com um foco especial na Diáspora Açoriana.


Após a inauguração do PBBI, que tem como diretor o professor universitário Diniz Borges, natural da ilha Terceira, o Presidente do Governo profere a aula inaugural, subordinada ao tema “Os Açores no Século XXI”, no âmbito do ‘Speakers Series’, iniciativa que inclui um conjunto de palestras por oradores convidados pelo instituto.


Nesta deslocação oficial, o Presidente do Governo, que será acompanhado pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, e por deputados do PS e do PSD à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, visita também as Comunidades Açorianas das cidades de Sacramento, Hilmar, Fresno, Artesia e San Diego.


À chegada à Califórnia, o Presidente do Governo terá uma reunião com a Vice-Governadora do Estado da Califórnia, Eleni Kounalakis, encontrando-se depois com líderes da Comunidade Açoriana de Sacramento, capital deste Estado.


No dia seguinte, 12 de fevereiro, Vasco Cordeiro visita duas explorações do setor agrícola propriedade de emigrantes açorianos, a que se seguirá um encontro com a Comunidade na Casa dos Açores de Hilmar, presidida por Laurinda Vieira.


Além da inauguração do PBBI, o programa do terceiro dia desta visita oficial, 13 de fevereiro, inclui um encontro com os representantes do Condado de Fresno, que integra os luso-descendentes Brian Pacheco e Buddy Mendes, assim como uma reunião com os luso-eleitos da Califórnia, organizada pela CPAC – California Portuguese-American Coalition, fundada em 2016 por um grupo de líderes comunitários luso-americanos, atualmente presidida por Diniz Borges.


Ainda neste dia, o Presidente do Governo encontrar-se-á com a Reitora da Jordan College of Agriculture and Sciences e com alunos que frequentaram cursos na Região ao abrigo do protocolo firmado entre esta Faculdade e a Universidade dos Açores.


Para quinta-feira está previsto um encontro com o Mayor de Artesia, Tony Lima, assim como com a Comunidade Açoriana da área de Los Angeles e uma sessão promovida pela SDEA - Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores em Los Angeles sobre as oportunidades de investimento externo na Região.


Na sexta-feira, último dia da visita, o programa inclui um encontro com o Mayor de San Diego, Kevin Faulconer, uma visita ao memorial em honra dos pescadores de atum, atividade com grande ligação à emigração açoriana, uma homenagem aos emigrantes açorianos de San Diego e um encontro com a Comunidade Açoriana residente nesta zona da Califórnia.


Segundo o American Community Survey de 2017, a população de origem portuguesa no Estado da Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70 por cento seja oriunda dos Açores.


Com início em meados do século XIX, a Comunidade Açoriana está radicada na Califórnia há várias gerações, mantendo inúmeras tradições e dinamizando várias organizações, nomeadamente Irmandades do Divino Espírito Santo, Bandas Filarmónicas, Grupos Folclóricos, entre outras, ocupando também lugares de destaque em vários setores deste Estado norte-americano.


GaCS/PC

2019-02-08 11:02:01, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados