Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

GaCS: Vasco Cordeiro presta homenagem à “extraordinária história” dos Açorianos na Califórnia


Vasco Cordeiro anuncia criação do Conselho da Diáspora Açoriana


Presidente do Governo inaugura Instituto Universitário na Califórnia


Vasco Cordeiro defende parceria com as Comunidades para reforçar relação económica com os EUA


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Convenções..."
2019-02-16
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Eleições europeias não são para os outros"
2019-02-13
Lara Martinho Lara Martinho
"MEMÓRIA NACIONAL"
2019-02-10
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Europeias"
2019-02-10
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Maior justiça na cadeia de valor do leite"
2019-02-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Conclusões antes do início"
2019-02-07
José Contente José Contente
"Silicon Horst"
2019-02-06
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
"Dados do INE confirmam boa saúde das contas pública...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“Nova legislação de transporte de animais cadáveres ...

Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas

PS Açores - Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que vai arrancar, no próximo mês, um programa para formar novas amas em São Miguel e na Terceira, que permitirá aumentar em mais de 50 por cento a capacidade desta resposta disponibilizada às famílias jovens das duas ilhas.


“Posso anunciar que terá início, já a 1 de outubro, um programa formativo para novas amas nas ilhas de São Miguel e Terceira, que abrange, nesta primeira fase, um máximo de 24 participantes, as quais, após a conclusão da sua formação, vão poder acolher cerca de 100 crianças, o que representa um crescimento de mais de 50 por cento da resposta atualmente disponível nestas duas ilhas”, afirmou Vasco Cordeiro.


O Presidente do Governo falava na inauguração da nova creche e ATL inclusivo da Casa de Povo de Água de Pau, no concelho da Lagoa, um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros e que disponibiliza mais de 70 vagas no conjunto das duas valências.


Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou que este investimento resultou de parcerias entre o Governo dos Açores, a Câmara Municipal da Lagoa e a Casa do Povo de Água de Pau, que permitiram que “fosse mais fácil a sua concretização”, em benefício da população desta vila.


“Por todas as nossas ilhas há, efetivamente, muitos e bons exemplos deste funcionamento de parceria entre instituições privadas e entidades públicas”, sublinhou o Presidente do Governo, ao salientar que esta cooperação tem permitido reforçar significativamente o número de vagas na área da infância e juventude.


Nesse sentido, adiantou que, de uma taxa de cobertura de creches e amas que rondava os 30 por cento na Região há cerca de cinco anos, foi possível chegar aos atuais 44 por cento, o que, na prática, representa um “reforço de mais 600 vagas disponíveis em creches e amas por todos os Açores”.


“Esta preocupação em dar melhores condições à infância e à juventude açoriana para uma vida melhor no futuro tem um conjunto de outras medidas que não se esgota na construção e na qualificação de edifícios para creches e jardins-de-infância”, assegurou Vasco Cordeiro, ao apontar o caso da redução do valor das mensalidades nas creches, jardins de infância e ATL para famílias com dois ou mais filhos.No âmbito desta medida que está em funcionamento, o Presidente do Governo deu o exemplo de um casal jovem com três filhos – na creche, jardim-de-infância e ATL - que, por via dos descontos previstos, poupa mais de 700 euros por ano nas mensalidades que paga.


O Presidente do Governo salientou, por outro lado, que a nova creche e ATL de Água de Pau se integra numa estratégia mais vasta e que está a ser concretizada por todas as ilhas da Região.


Neste momento, está já em curso a construção e a requalificação de oito creches, jardins-de-infância e ATL e, em breve, vai avançar a construção de mais três equipamentos deste género, o que permitirá disponibilizar perto de 200 vagas, que “estarão disponíveis nos próximos anos e que constituem um imprescindível apoio às famílias açorianas”, afirmou Vasco Cordeiro.


GaCS/PC

2018-09-21 19:51:39, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados