Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Encontro com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores foi “bastante útil e proveitoso”, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro apresenta à Assembleia da República “posição açoriana” sobre os próximos fundos comunitários


Presidente do Governo recebeu a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo


Vasco Cordeiro destaca impacto para as Flores de obras nas áreas da Educação, Saúde e Transportes Marítimos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Prole trumpista"
2018-10-10
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Preparar o futuro hoje"
2018-10-10
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Mente mais do que fala"
2018-10-04
Lara Martinho Lara Martinho
"Por nós as pessoas"
2018-09-29
José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
"Dados do INE confirmam boa saúde das contas pública...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“Nova legislação de transporte de animais cadáveres ...

Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas

PS Açores - Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que vai arrancar, no próximo mês, um programa para formar novas amas em São Miguel e na Terceira, que permitirá aumentar em mais de 50 por cento a capacidade desta resposta disponibilizada às famílias jovens das duas ilhas.


“Posso anunciar que terá início, já a 1 de outubro, um programa formativo para novas amas nas ilhas de São Miguel e Terceira, que abrange, nesta primeira fase, um máximo de 24 participantes, as quais, após a conclusão da sua formação, vão poder acolher cerca de 100 crianças, o que representa um crescimento de mais de 50 por cento da resposta atualmente disponível nestas duas ilhas”, afirmou Vasco Cordeiro.


O Presidente do Governo falava na inauguração da nova creche e ATL inclusivo da Casa de Povo de Água de Pau, no concelho da Lagoa, um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros e que disponibiliza mais de 70 vagas no conjunto das duas valências.


Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou que este investimento resultou de parcerias entre o Governo dos Açores, a Câmara Municipal da Lagoa e a Casa do Povo de Água de Pau, que permitiram que “fosse mais fácil a sua concretização”, em benefício da população desta vila.


“Por todas as nossas ilhas há, efetivamente, muitos e bons exemplos deste funcionamento de parceria entre instituições privadas e entidades públicas”, sublinhou o Presidente do Governo, ao salientar que esta cooperação tem permitido reforçar significativamente o número de vagas na área da infância e juventude.


Nesse sentido, adiantou que, de uma taxa de cobertura de creches e amas que rondava os 30 por cento na Região há cerca de cinco anos, foi possível chegar aos atuais 44 por cento, o que, na prática, representa um “reforço de mais 600 vagas disponíveis em creches e amas por todos os Açores”.


“Esta preocupação em dar melhores condições à infância e à juventude açoriana para uma vida melhor no futuro tem um conjunto de outras medidas que não se esgota na construção e na qualificação de edifícios para creches e jardins-de-infância”, assegurou Vasco Cordeiro, ao apontar o caso da redução do valor das mensalidades nas creches, jardins de infância e ATL para famílias com dois ou mais filhos.No âmbito desta medida que está em funcionamento, o Presidente do Governo deu o exemplo de um casal jovem com três filhos – na creche, jardim-de-infância e ATL - que, por via dos descontos previstos, poupa mais de 700 euros por ano nas mensalidades que paga.


O Presidente do Governo salientou, por outro lado, que a nova creche e ATL de Água de Pau se integra numa estratégia mais vasta e que está a ser concretizada por todas as ilhas da Região.


Neste momento, está já em curso a construção e a requalificação de oito creches, jardins-de-infância e ATL e, em breve, vai avançar a construção de mais três equipamentos deste género, o que permitirá disponibilizar perto de 200 vagas, que “estarão disponíveis nos próximos anos e que constituem um imprescindível apoio às famílias açorianas”, afirmou Vasco Cordeiro.


GaCS/PC

2018-09-21 19:51:39, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados