Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas


INE confirma estabilidade financeira dos Açores e ainda maior equilíbrio das contas públicas


XVII Congresso: Vasco Cordeiro anuncia várias novas medidas para responder aos desafios que se colocam aos Açorianos


Mineração do mar profundo tem impactos ambientais, afirma Serrão Santos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
Lara Martinho Lara Martinho
"O QUE MUDOU DESDE 2015"
2018-09-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Servir os Açorianos é apresentar soluções"
2018-09-19
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?"
2018-09-14
José Contente José Contente
"Autorreformas"
2018-09-12
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“Intervenção pública na Santa Catarina garantiu sust...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Investimentos privados que preveem criar 70 postos d...

Ministro garante ao PS que há verbas para o CeDA no OE 2019

PS Açores - Ministro garante ao PS que há verbas para o CeDA no OE 2019

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, garantiu no Parlamento que haverá verbas para o Centro para a Defesa do Atlântico (CeDA) a instalar na Base das Lajes, Terceira, no próximo Orçamento de Estado (OE 2019). Já o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrelo, assegurou que haverá para breve um reforço de uma nova tripulação para operar os helicópteros que prestam socorro a partir daquela ilha açoriana.


Os governantes respondiam à deputada socialista eleita pelos Açores, Lara Martinho, que aproveitou a primeira audição parlamentar do ministro da nossa sessão legislativa para fazer um balanço da evolução registada na Base das Lajes, nos últimos três anos, em contraponto com a situação encontrada quando o PS chegou ao Governo. Nessa altura, recordou a parlamentar, “os EUA anunciam a redução de efetivos militares e civis na Base das Lajes; o processo de descontaminação estava estagnado; as infraestruturas estavam a ser abandonadas pelos norte-americanos; previa-se que o PIB da ilha decrescesse 6,1%, e a taxa de desemprego aumentasse 55%; os constrangimentos na utilização da pista do aeroporto das Lajes impediam a operação de uma companhia low cost  e reinava a passividade no Governo da República PSD /CDS, sem capacidade de exigir dos EUA e sem soluções nacionais”.


Situação bastante distinta da de hoje, sustentou a terceirense. “A situação da Base das Lajes está estável e os EUA começam a falar no vinda de militares norte-americanos acompanhados das suas famílias; as infraestruturas abandonadas foram cedidas à região autónoma e são hoje um importante ativo do projeto Terceira Tech Island que está a transformar a ilha num polo tecnológico; garantiu-se a flexibilização da utilização do aeroporto das Lajes, assegurando-se o início da operação da low cost Ryanair que está a transformar o turismo na ilha, em 2016, houve um aumento de 131,6% das dormidas, foram mais 54565 dormidas na ilha Terceira”, enumerou. Mas não é só, o PiB cresceu, foi concluído recentemente a certificação para uso civil do aeroporto internacional das Lajes e houve passos significativos dados pelo Governo para a criação do CeDA e do Centro Nacional de Operações SST (Space Surveillance Tracking). A par disto, a socialista insular não deixou de referir o trabalho no âmbito da descontaminação. “A situação ambiental no concelho da Praia da Vitória regista uma melhoria contínua, nos dois locais que foram identificados como prioritários e as análises da água cumprem com as normas de qualidade”, defendeu, pedindo um ponto de situação sobre esta matéria erelembrando a importância de uma descontaminação global e célere.


Na resposta, o ministro não só concordou com as premissas apresentadas pela deputada, como avançou com algumas medidas. “Este Governo olhou para a Base das Lajes num sentido mais polivalente, aproveitando a sua posição absolutamente estratégica para a segurança atlântica”, garantiu, salientando também a importância da questão ambiental. “É gratificante verificar como entre finais de 2015 e 2018 há evolução, um salto qualitativo, mas nunca nos deixa satisfeitos até o território estar totalmente descontaminado”, afirmou, adiantando que o novo estudo adjudicado ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil e ao Laboratório Regional de Engenharia Civil estará concluído no final deste ano.


 


 


 

2018-09-13 12:20:00, por PS/Açores

Vídeos PS Ver Vídeo Relacionado

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados