Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Comité das Regiões aprova propostas de Vasco Cordeiro para garantir taxas de financiamento comunitário na PAC


Lara Martinho pede a comissária europeia manutenção da taxa de cofinanciamento para as RUP


Serrão Santos quer apoios europeus para a adaptação de ilhas ao clima


Aprovação do Plano e Orçamento 2019 é resultado de trabalho político e abertura ao diálogo de partidos políticos


Artigos de Opinião

Mónica Rocha Mónica Rocha
"Agricultura açoriana evolui e aposta no futuro"
2018-12-06
Isabel Quinto Isabel Quinto
"Respostas sociais reforçadas com Plano e Orçamento para 2019"
2018-12-06
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A melhor proposta para os professores!"
2018-12-06
José Contente José Contente
"PS Melhor"
2018-12-05
Lara Martinho Lara Martinho
"3 ANOS DE GOVERNO e o 4º ORÇAMENTO DO ESTADO APROVADO"
2018-12-03
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"O futuro da agricultura"
2018-11-30
Lara Martinho Lara Martinho
"PROPOSTAS DO PS"
2018-11-24
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Com o PS a Autonomia tem estado ao serviço dos Açore...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
PS congratula-se com aprovação de iniciativa sobre a...

“Autonomia é uma das grandes histórias de sucesso do Portugal democrático”, garante Vasco Cordeiro

PS Açores - “Autonomia é uma das grandes histórias de sucesso do Portugal democrático”, garante Vasco Cordeiro

 O Presidente do Governo afirmou hoje que a Autonomia constitui uma das “grandes histórias de sucesso do Portugal democrático”, pelo desenvolvimento que trouxe aos Açores, e alertou para o perigo que representa defender-se que o processo autonómico falhou na Região.


“Eu discordo em absoluto desta perspetiva que a Autonomia falhou. A Autonomia dos Açores é uma das grandes histórias de sucesso do Portugal democrático”, também pelo desenvolvimento económico e social que garantiu a cada uma das ilhas, sublinhou Vasco Cordeiro.


Numa intervenção na Assembleia Legislativa, num debate sobre o estado da Região ao nível político, económico e social, o Presidente do Governo alertou ainda que o discurso de que a Autonomia falhou encerra, em si mesmo, um “problema mais grave e um perigo maior”.


“É que, qualquer dia, esta moda de dizer que Autonomia falhou pega a nível nacional e, então aí, é que teremos verdadeiramente um problema”, afirmou Vasco Cordeiro perante dos deputados açorianos.


Neste debate, Vasco Cordeiro repudiou, por outro lado, a tese de quem defende que o modelo de desenvolvimento económico também falhou nos Açores, assegurando que foi este modelo que, ao longo de mais de 40 anos, permitiu que a Região apresentasse uma evolução sem paralelo nas mais variadas áreas.


“Foi este modelo que permitiu a concretização de investimento público em todas as ilhas, de apoio público ao investimento privado, de parcerias com instituições nas áreas social, cultural, desportiva, e grandes mudanças qualitativas que a nossa Região teve, ao longo de mais de 40 anos, na Educação, na Saúde, na Economia, na Agricultura, nas Pescas, no Turismo, nos mais variados setores”, sublinhou.


Segundo afirmou, foi também este modelo económico que permitiu que, nos “anos de chumbo” mais recentes, os Açores apresentassem um comportamento, do ponto de vista económico e social, melhor do que o verificado em outras regiões do país.


“Este é o modelo de desenvolvimento económico que permite que, nos últimos 15 anos, em que há dados oficiais, a Região Autónoma dos Açores tenha sido a única do país que convergiu com as médias europeias de desenvolvimento”, disse.


No debate que decorreu na Assembleia Legislativa, Vasco Cordeiro destacou que o Governo dos Açores, apesar do orgulho que tem no trabalho já feito, tem a “consciência muito clara que nem tudo o que fez resultou da maneira que gostaria que tivesse resultado”.


“Mas, sobretudo, temos a consciência que, por cada desafio que vencemos, há três ou quatro novos desafios que surgem, mas isso, em vez de nos desmoralizar e desanimar, dá-nos mais força para continuar”, assegurou o Presidente do Governo.


 


GaCS/PC


 


 

2018-07-18 16:35:00, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados