Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas


INE confirma estabilidade financeira dos Açores e ainda maior equilíbrio das contas públicas


XVII Congresso: Vasco Cordeiro anuncia várias novas medidas para responder aos desafios que se colocam aos Açorianos


Mineração do mar profundo tem impactos ambientais, afirma Serrão Santos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
Lara Martinho Lara Martinho
"O QUE MUDOU DESDE 2015"
2018-09-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Servir os Açorianos é apresentar soluções"
2018-09-19
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?"
2018-09-14
José Contente José Contente
"Autorreformas"
2018-09-12
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“A verdade é que nunca se investiu tanto na ilha do ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
André Bradford defende respostas adequadas à realida...

Lara Martinho salienta importante caminho na descontaminação da Terceira

PS Açores - Lara Martinho salienta importante caminho na descontaminação da Terceira

 A deputada socialista Lara Martinho fez hoje um balanço do caminho percorrido em relação ao dossier da descontaminação ambiental na ilha Terceira. “Fizemos um longo e importante caminho”, afirmou, numa audição com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.


 


“A descontaminação ambiental na ilha Terceira afirmou-se como um problema nacional, que exige e que se concretiza em respostas nacionais”, assegurou, revelando que houve uma evolução que passou pelo assumir de novas responsabilidades por parte dos EUA, garantindo intervenções em mais locais do que os inicialmente previstos e também pelo assumir de novas responsabilidades por parte do Governo da República, confirmando uma intervenção em todos os locais em que não haja intervenção por parte dos EUA, estudando todos os locais onde existem dúvidas, ou tenham existido denúncias de potencial contaminação. “Isto não quer dizer que o assunto esteja resolvido ou que já não exija a nossa atenção”, reconheceu a parlamentar. “Aliás, não podemos esquecer que há muito trabalho para ser feito e haverá durante muito anos, porque um processo de descontaminação desta natureza não é algo que fique concluído a curto prazo”, defendeu.


 


“Estamos a fazer um caminho muito importante para garantir um futuro melhor para todos os que vivem na ilha Terceira”, congratulou-se, lembrando que até esta legislatura este trajeto nunca tinha sido assumido. “Nunca antes, nenhum anterior Governo trabalhou e acima de tudo concretizou tanto como este”, atestou.


 


Lara Martinho aproveitou para recordar que “o caminho não tem sido apenas trilhado na vertente da descontaminação ambiental”, mas noutras matérias igualmente importantes, como a estabilidade laboral na Base Lajes. A terceirense exemplificou com a cedência dos bairros norte-americanos, que neste momento estão a ser alvo de uma intervenção de cerca de 1,7 milhões de euros, por forma a criar as condições para o desenvolvimento do Terceira Tech Island, pela certificação para uso civil da Base das Lajes e pela aposta em projetos internacionais como o CeDA - Centro para a Defesa do Atlântico, que permitirá no futuro criar cerca de 50 novos postos de trabalho.


 


A parlamentar questionou, porém, sobre o que ainda poderá ser feito de forma a beneficiar os terceirenses. Augusto Santos Silva ressalvou que nas reuniões de alto nível com o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo e o assessor de segurança nacional da presidência norte-americana, John Bolton, e no encontro entre o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente Donald Trump foi evidente uma consciência clara da importância estratégico-militar, segurança marítima e energética dos Açores e em particular da Terceira. O dado mais importante da relação bilateral foi referente ao facto de 30% do  Gás Natural Liquefeito ser exportado através de Sines, e “os EUA pensam com ponderação na utilidade de usar a Ilha Terceira, as instalações da Praia da Vitória, para darem mais robustez ao fluxo de exportação de LNG através de Portugal”, afirmou o ministro. Sobre a descontaminação frisou que os EUA iniciaram intervenção em mais seis locais para além dos dois em que já estavam a intervir.


 

2018-07-04 17:42:33, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados