Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Lançamento do concurso público para o Space Port é “passo importante e concreto” num projeto que trará benefícios para Santa Maria e para os Açores


Vasco Cordeiro anuncia criação de mais de 150 novas vagas em lares de idosos


Riqueza produzida na Região aumentou mais cerca de 600 milhões de euros em quatro anos, afirma Vasco Cordeiro


Investimento no Porto do Corvo é exemplo concreto de coesão colocada ao serviço dos Açorianos, garante Presidente do Governo


Artigos de Opinião

Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"O Rio corre sempre para o mar…"
2019-03-25
Lara Martinho Lara Martinho
"PORTUGAL SPACE"
2019-03-25
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Círculo de pares"
2019-03-25
José Contente José Contente
"Paroquiais"
2019-03-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Primeiro a chico-espertice, depois a desconsideração"
2019-03-20
Mónica Rocha Mónica Rocha
"CERTIFICAÇÃO E FLUXOS TURÍSTICOS"
2019-03-20
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Um futebólogo no meio de politólogos"
2019-03-18
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Parlamento protesta contra “silêncio cúmplice” do PS...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Aprovada proposta do PS/Açores para acabar com más p...

Centro Intergeracional da Feteira será “resposta inovadora” no apoio a crianças e idosos, afirma Vasco Cordeiro

PS Açores - Centro Intergeracional da Feteira será “resposta inovadora” no apoio a crianças e idosos, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que o novo Centro Intergeracional da Feteira, na ilha do Faial, constituirá uma “resposta inovadora a nível regional”, no âmbito das políticas de solidariedade social dirigidas ao apoio à infância e aos idosos da Região.


“Este é o terceiro Centro Intergeracional que será construído na nossa Região e é uma resposta, a nível regional, inovadora, quanto à forma como podemos apoiar as nossas crianças e jovens na aquisição de competências sociais, mas também apoiar os nossos idosos numa fase da vida em que um dos principais riscos é a solidão”, salientou Vasco Cordeiro.


O Presidente do Governo falava na apresentação do projeto de construção deste Centro Intergeracional, cuja primeira fase representará um investimento superior a meio milhão de euros, e que incluirá um Centro de Atividades de Tempos Livres com capacidade para 20 crianças e um Centro de Convívio para 30 idosos.


Além disso, esta infraestrutura vai acolher um conjunto de serviços públicos, como a sede da Junta de Freguesia, o Posto da RIAC, a Divisão da Ação Social, o Posto de Saúde e a Casa do Povo, entre outros.


Na apresentação do projeto, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que a concretização desta infraestrutura tem também o significado de ser “fruto de uma aliança de boas vontades”, juntando a Casa do Povo da Feteira, a Câmara Municipal da Horta, que cedeu os terrenos, e o Governo dos Açores, que financia o investimento.


“Obviamente que podíamos pensar que nenhuma destas entidades precisaria das outras, porque, mais cedo ou mais tarde, faria este investimento, mas ter havido esta aliança de boas vontades torna a sua realização mais rápida, mais fluida e mais eficaz para estar ao serviço de quem se destina”, destacou.


Depois de considerar que, na área da Solidariedade Social, a Região tem ainda grandes desafios a vencer, Vasco Cordeiro salientou que este tipo de investimento integra-se, assim, numa visão estratégica que visa melhorar as respostas sociais na área da infância e da terceira idade.


Nesse sentido, o Presidente do Governo anunciou o objetivo de, até 2020, reforçar a taxa potencial de cobertura de creches na Região para valores que sejam melhores do que os rácios europeus definidos para esta área.


“Este investimento inclui-se, também, no âmbito do investimento público que o Governo dos Açores tem em curso ou planeado realizar no Faial”, adiantou Vasco Cordeiro, apontando a Escola do Mar, o novo matadouro, a creche 'O Castelinho', o novo edifício para as atividades marítimo-turísticas, a nova fase de intervenção no porto e o quartel dos bombeiros voluntários, entre outros exemplos.


O Centro Intergeracional da Feteira será o terceiro a ser construído nos Açores, estando já em curso as obras dos outros dois, localizados nas freguesias dos Arrifes e de Ponta Garça, em São Miguel, a que se seguirá um quarto, na freguesia dos Fenais da Luz.


[GaCS]

2018-05-15 16:25:19, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados