Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro destaca “percurso absolutamente notável” que a Agricultura tem feito nos Açores


Aprovada por unanimidade proposta do PS/Açores para criação do Portal da Transparência e Participação Cidadã


Terceira assume-se como “um dos principais pilares” da recuperação económica nos Açores, afirma Vasco Cordeiro


Para Serrão Santos CETA impulsionará as exportações açorianas para o Canadá


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Confiança nos Açores"
2018-05-20
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"De Lá para Cá. Do lixo intelectual ao apedeutismo"
2018-05-20
Lara Martinho Lara Martinho
"Qual o futuro da relação transatlântica?"
2018-05-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"PACCTO para as competências do século XXI"
2018-05-16
Lara Martinho Lara Martinho
"As receitas dos Jogos Sociais"
2018-05-13
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"De Lá para Cá. Dia da Europa!"
2018-05-13
José Contente José Contente
"Neoturismo?"
2018-05-09
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Comissão de Agricultura do PE: Reforço do Leite dos ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Centro Intergeracional da Feteira será “resposta ino...

Parlamento protesta contra “silêncio cúmplice” do PSD\A em relação à não transferência das receitas dos Jogos Sociais para os Açores

PS Açores - Parlamento protesta contra “silêncio cúmplice” do PSD\A em relação à não transferência das receitas dos Jogos Sociais para os Açores

Foi aprovado o Voto de Protesto apresentado pelo PS/Açores, contra a iniciativa “centralista” e anti autonomia do PSD, na Assembleia da República, que criticou o Decreto-Lei que afeta aos Açores 17 milhões de euros/ ano, referente à distribuição das receitas dos Jogos Sociais, explorados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. “Merece o nosso veemente protesto o comportamento de quem prefere alinhar pelos interesses dos partidos em prejuízo dos direitos dos Açores e dos Açorianos”, referiu Carlos Silva, na apresentação do Protesto que também contou com os votos favoráveis do Bloco de Esquerda Açores e do PCP Açores.


“A justa reposição que o atual Governo do Partido Socialista garantiu, passou a ser um incómodo e uma ‘espinha na garganta’ para o PSD nacional, que imediatamente quis rever a lei”, acrescentou o deputado do Grupo Parlamentar do PS Açores. Carlos Silva referia-se à iniciativa dos social-democratas, para que a afetação das receitas dos jogos sociais, seja revista.


“Sem esta alteração os Açorianos continuariam sem receber o que é seu por direito, o que significaria prescindir de 17 milhões de euros para afetar a áreas importantes para a Região”, recordou. Carlos Silva não se surpreende com a atitude do PSD na República: “Como recordou recentemente o ex-Presidente do PSD/Açores, e do Governo Regional, João Bosco Mota Amaral, o processo que conduziu à Autonomia das Regiões Autónomas ‘não foi fácil’ e teve de ultrapassar ‘ímpetos centralistas’”.


“O que nos surpreende -, e é motivo do protesto agora apresentado -, é que os deputados do PSD Berta Cabral e António Ventura, eleitos pelos Açores e o PSDAçores, pela voz de Duarte Freitas, não se demarquem dos ataques feitos à nossa autonomia. O que nos surpreende é que todo o PSD/Açores seja conivente, através do seu silêncio, com esta atitude dos sociais-democratas da República, que vieram criticar a atribuição das verbas à nossa Região”, acrescentou.


Carlos Silva condena ainda a chantagem feita pelos social-democratas, que usam as tragédias do verão passado como desculpa para reduzir as verbas que são devidas aos Açores: “Não podemos aceitar que o cumprimento da Lei das Finanças Regionais, seja agora alvo de ataque e chantagem, contra uma distribuição justa das receitas e dos recursos para a nossa Região, para serem aplicados na proteção civil, na saúde, na solidariedade, ou seja, em prol dos Açorianos”.

2018-05-15 16:19:39, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados