Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas


INE confirma estabilidade financeira dos Açores e ainda maior equilíbrio das contas públicas


XVII Congresso: Vasco Cordeiro anuncia várias novas medidas para responder aos desafios que se colocam aos Açorianos


Mineração do mar profundo tem impactos ambientais, afirma Serrão Santos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
Lara Martinho Lara Martinho
"O QUE MUDOU DESDE 2015"
2018-09-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Servir os Açorianos é apresentar soluções"
2018-09-19
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?"
2018-09-14
José Contente José Contente
"Autorreformas"
2018-09-12
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Comissão de Agricultura do PE: Reforço do Leite dos ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Centro Intergeracional da Feteira será “resposta ino...

Parlamento protesta contra “silêncio cúmplice” do PSD\A em relação à não transferência das receitas dos Jogos Sociais para os Açores

PS Açores - Parlamento protesta contra “silêncio cúmplice” do PSD\A em relação à não transferência das receitas dos Jogos Sociais para os Açores

Foi aprovado o Voto de Protesto apresentado pelo PS/Açores, contra a iniciativa “centralista” e anti autonomia do PSD, na Assembleia da República, que criticou o Decreto-Lei que afeta aos Açores 17 milhões de euros/ ano, referente à distribuição das receitas dos Jogos Sociais, explorados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. “Merece o nosso veemente protesto o comportamento de quem prefere alinhar pelos interesses dos partidos em prejuízo dos direitos dos Açores e dos Açorianos”, referiu Carlos Silva, na apresentação do Protesto que também contou com os votos favoráveis do Bloco de Esquerda Açores e do PCP Açores.


“A justa reposição que o atual Governo do Partido Socialista garantiu, passou a ser um incómodo e uma ‘espinha na garganta’ para o PSD nacional, que imediatamente quis rever a lei”, acrescentou o deputado do Grupo Parlamentar do PS Açores. Carlos Silva referia-se à iniciativa dos social-democratas, para que a afetação das receitas dos jogos sociais, seja revista.


“Sem esta alteração os Açorianos continuariam sem receber o que é seu por direito, o que significaria prescindir de 17 milhões de euros para afetar a áreas importantes para a Região”, recordou. Carlos Silva não se surpreende com a atitude do PSD na República: “Como recordou recentemente o ex-Presidente do PSD/Açores, e do Governo Regional, João Bosco Mota Amaral, o processo que conduziu à Autonomia das Regiões Autónomas ‘não foi fácil’ e teve de ultrapassar ‘ímpetos centralistas’”.


“O que nos surpreende -, e é motivo do protesto agora apresentado -, é que os deputados do PSD Berta Cabral e António Ventura, eleitos pelos Açores e o PSDAçores, pela voz de Duarte Freitas, não se demarquem dos ataques feitos à nossa autonomia. O que nos surpreende é que todo o PSD/Açores seja conivente, através do seu silêncio, com esta atitude dos sociais-democratas da República, que vieram criticar a atribuição das verbas à nossa Região”, acrescentou.


Carlos Silva condena ainda a chantagem feita pelos social-democratas, que usam as tragédias do verão passado como desculpa para reduzir as verbas que são devidas aos Açores: “Não podemos aceitar que o cumprimento da Lei das Finanças Regionais, seja agora alvo de ataque e chantagem, contra uma distribuição justa das receitas e dos recursos para a nossa Região, para serem aplicados na proteção civil, na saúde, na solidariedade, ou seja, em prol dos Açorianos”.

2018-05-15 16:19:39, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados