Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Governo cria novos programas para reforçar diversificação agrícola nos Açores, anuncia Vasco Cordeiro


Comité das Regiões aprova propostas de Vasco Cordeiro para garantir taxas de financiamento comunitário na PAC


Deputados dos Açores destacam compromisso com o Quartel do Carmo


Lara Martinho pede a comissária europeia manutenção da taxa de cofinanciamento para as RUP


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"GESTÃO DO MAR"
2018-12-08
Mónica Rocha Mónica Rocha
"Agricultura açoriana evolui e aposta no futuro"
2018-12-06
Isabel Quinto Isabel Quinto
"Respostas sociais reforçadas com Plano e Orçamento para 2019"
2018-12-06
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A melhor proposta para os professores!"
2018-12-06
José Contente José Contente
"PS Melhor"
2018-12-05
Lara Martinho Lara Martinho
"3 ANOS DE GOVERNO e o 4º ORÇAMENTO DO ESTADO APROVADO"
2018-12-03
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"O futuro da agricultura"
2018-11-30
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“Redução do desemprego continua a ser uma prioridade...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Vasco Cordeiro quer discutir o “futuro coletivo do P...

Para Serrão Santos CETA impulsionará as exportações açorianas para o Canadá

PS Açores -  Para Serrão Santos CETA impulsionará as exportações açorianas para o Canadá

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos participou ao longo desta semana na 39.º Reunião Interparlamentar União Europeia - Canadá. O encontro que junta eurodeputados, congressistas e senadores canadianos iniciou-se no parlamento Canadiano, em Otava, e teve como temas centrais o acordo de comercio livre (CETA), as imigrações, as alterações climáticas e os oceanos.


Serrão Santos interveio no debate acerca do CETA. O eurodeputado, que foi o único deputado europeu português que integrou a delegação, referiu a importância daquele acordo e enfatizou o papel que os Açores têm assumido ao longo do tempo no estreitamento das relações políticas e comerciais entre União Europeia e o Canadá. Para o eurodeputado “os canadianos de origem açoriana, quer os de primeira geração quer os de segunda e terceira, são verdadeiros embaixadores de Portugal e dos Açores. Orgulham-se das suas origens açorianas e europeias e enaltecem frequentemente a qualidade do que se produz nos Açores”. São, disse, “a melhor promoção que uma região como os Açores podem ter, porque falam com conhecimento de causa”. O deputado salientou ainda o prestígio da comunidade açoriana no Canadá “bem patente nos inúmeros portugueses e seus descendentes que desempenham funções políticas de grande responsabilidade no Canadá”.  


Ainda no âmbito do CETA Serrão Santos afirmou que “uma das vantagens deste acordo é a protecção dos produtos de origem geográfica certificada, como é o caso do queijo de São Jorge”. Para o eurodeputado “há muito trabalho ainda a fazer no sentido de intensificar as trocas comerciais entre os Açores e o Canadá mas muito já tem sido feito no sentido de aproveitar ao máximo a janela de oportunidade aberta pelo CETA, que, estou certo, impulsionará as exportações açorianas”. 


Na costa oeste a delegação foi recebida na Universidades da British Columbia e de Victoria. Na visita ao Oceans Network da Universidade de Victoria, estiveram em particular ênfase o aprofundamento da cooperação entre o Canadá e a UE no contexto dos observatórios dos fundos marinhos, onde foi realçado as sinergias que vêm sendo desenvolvidas há já vários anos entre o observatório Neptuno na crista oceânica ao largo de Vancouver e o observatório MoMAR nos Açores. O Eurodeputado Serrão Santos foi o porta voz para os Oceanos no âmbito da delegação do PE.


Para Serrão Santos “este é o tempo para dar seguimento ao trabalho de alto nível que tem sido realizado e que teve recentemente um dos seus momentos mais significativos, com a visita do Primeiro-Ministro de Portugal e de Vasco Cordeiro, Presidente dos Açores, ao Canadá. “Os encontros com a comunidade lusa, com o Primeiro-Ministro Trudeau e restante administração Canadiana são um ótimo tónico para o futuro”, afirmou Serrão Santos a finalizar.

2018-05-11 13:56:09, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados