Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

“Autonomia é uma das grandes histórias de sucesso do Portugal democrático”, garante Vasco Cordeiro


Parcerias são a trave-mestra do apoio social prestado aos Açorianos, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro anuncia cursos de formação no setor turístico em todas as ilhas


PS congratula-se com aprovação de iniciativa sobre a ampliação do aeroporto da Horta


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"QUAL O ESTADO DA NAÇÃO?"
2018-07-14
José Contente José Contente
"Educação parental chegou a 2500 pessoas"
2018-07-18
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"POSEI: Phill Hogan, “um passito para trás”"
2018-07-14
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Negociação não é rendição"
2018-07-11
Lara Martinho Lara Martinho
"DESCONTAMINAÇÃO, UM CAMINHO RECONHECIDO PELA OPOSIÇÃO"
2018-07-07
José Contente José Contente
"Pathos, ethos e logos"
2018-07-06
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Zonas Balneares: entre os 0% e os 100%"
2018-07-03
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“Redução do desemprego continua a ser uma prioridade...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Vasco Cordeiro quer discutir o “futuro coletivo do P...

Para Serrão Santos CETA impulsionará as exportações açorianas para o Canadá

PS Açores -  Para Serrão Santos CETA impulsionará as exportações açorianas para o Canadá

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos participou ao longo desta semana na 39.º Reunião Interparlamentar União Europeia - Canadá. O encontro que junta eurodeputados, congressistas e senadores canadianos iniciou-se no parlamento Canadiano, em Otava, e teve como temas centrais o acordo de comercio livre (CETA), as imigrações, as alterações climáticas e os oceanos.


Serrão Santos interveio no debate acerca do CETA. O eurodeputado, que foi o único deputado europeu português que integrou a delegação, referiu a importância daquele acordo e enfatizou o papel que os Açores têm assumido ao longo do tempo no estreitamento das relações políticas e comerciais entre União Europeia e o Canadá. Para o eurodeputado “os canadianos de origem açoriana, quer os de primeira geração quer os de segunda e terceira, são verdadeiros embaixadores de Portugal e dos Açores. Orgulham-se das suas origens açorianas e europeias e enaltecem frequentemente a qualidade do que se produz nos Açores”. São, disse, “a melhor promoção que uma região como os Açores podem ter, porque falam com conhecimento de causa”. O deputado salientou ainda o prestígio da comunidade açoriana no Canadá “bem patente nos inúmeros portugueses e seus descendentes que desempenham funções políticas de grande responsabilidade no Canadá”.  


Ainda no âmbito do CETA Serrão Santos afirmou que “uma das vantagens deste acordo é a protecção dos produtos de origem geográfica certificada, como é o caso do queijo de São Jorge”. Para o eurodeputado “há muito trabalho ainda a fazer no sentido de intensificar as trocas comerciais entre os Açores e o Canadá mas muito já tem sido feito no sentido de aproveitar ao máximo a janela de oportunidade aberta pelo CETA, que, estou certo, impulsionará as exportações açorianas”. 


Na costa oeste a delegação foi recebida na Universidades da British Columbia e de Victoria. Na visita ao Oceans Network da Universidade de Victoria, estiveram em particular ênfase o aprofundamento da cooperação entre o Canadá e a UE no contexto dos observatórios dos fundos marinhos, onde foi realçado as sinergias que vêm sendo desenvolvidas há já vários anos entre o observatório Neptuno na crista oceânica ao largo de Vancouver e o observatório MoMAR nos Açores. O Eurodeputado Serrão Santos foi o porta voz para os Oceanos no âmbito da delegação do PE.


Para Serrão Santos “este é o tempo para dar seguimento ao trabalho de alto nível que tem sido realizado e que teve recentemente um dos seus momentos mais significativos, com a visita do Primeiro-Ministro de Portugal e de Vasco Cordeiro, Presidente dos Açores, ao Canadá. “Os encontros com a comunidade lusa, com o Primeiro-Ministro Trudeau e restante administração Canadiana são um ótimo tónico para o futuro”, afirmou Serrão Santos a finalizar.

2018-05-11 13:56:09, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados