Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro termina visita oficial ao Brasil com convívio com a comunidade açoriana do Rio de Janeiro


Vasco Cordeiro convida comunidades a conhecerem os Açores construídos ao longo dos últimos 40 anos


Relação entre os Açores e Santa Catarina lembra “necessidade de sermos orgulhosos e felizes por sermos Açorianos”, afirma Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro defende que relação entre Açores e Santa Catarina pode ser alargada a áreas como a Ciência e Investigação


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"45 anos do Partido Socialista"
2018-04-23
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"De Lá para Cá. O avião da carreira"
2018-04-23
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Gerações de políticas de habitação"
2018-04-18
Lara Martinho Lara Martinho
"INVESTIMENTOS NOS AÇORES"
2018-04-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas parlamentares: uma mão cheia de nada"
2018-04-12
Lara Martinho Lara Martinho
"Agricultura, Mar e claro o Facebook"
2018-04-08
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"De Lá para Cá. Desiguais"
2018-04-08
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
João Castro recomenda melhor juízo a António Ventura

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Deputado Iasalde Nunes continua a acompanhar situaçã...

“Investimento público na ordem dos 20 milhões está a dotar o Faial de estruturas únicas nos Açores”

PS Açores - “Investimento público na ordem dos 20 milhões está a dotar o Faial de estruturas únicas nos Açores”

“Visitámos investimentos em curso, em valências, que não existem em nenhuma outra ilha da Região e que qualificam o Faial de uma forma muito específica”, afirmou André Bradford, no encerramento das Jornadas Parlamentares, dedicadas à Economia Azul. Em curso estão investimentos “que orçam os 20 Milhões de Euros” e que demonstram a aposta que está a ser feita para “diferenciar e projetar o Faial”.


A título de exemplo, o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores destacou a importância da Escola do Mar: “Não há nenhum investimento – e era preciso fazê-lo e o sítio ideal para o fazer era exatamente na ilha do Faial – direcionado para a formação nas áreas relativas às atividades marítimas e o Faial vai ter essa escola”.


O mesmo acontece noutras áreas, como constataram os deputados socialista à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que fazem um balanço muito positivo não só do investimento público, mas também dos progressos que o Faial tem registado nos últimos tempos, conforme traduzem algumas das estatísticas mais recentes: “O Faial, entre 2012 e 2016, registou um crescimento médio do PIB (Produto Interno Bruto) de 17%, quando a media regional foi de 9%. Em 10 anos, enquanto outras ilhas decresceram o seu PIB, o Faial aumentou 10%”, acrescentou.


“Há aqui um percurso de crescimento consolidado, e um percurso que necessariamente se tem de refletir na economia da ilha, na dinâmica económica da ilha e no progresso, que no fundo é isso que todos procuram”, salientou André Bradford.


Questionado sobre as preocupações com as acessibilidades, André Bradford assegurou que o PS/Açores está, como sempre esteve, empenhado em responder às preocupações dos faialenses: “Desde a primeira hora que percebemos que havia a abertura de um processo negocial entre o Estado e a concessionária dos aeroportos, fomos os primeiros a dizer que temos que aproveitar esta oportunidade para colocar a questão do aumento da pista do aeroporto da Horta na agenda política”.


No balanço dos 3 dias de jornadas, também o deputado Tiago Branco realçou a centralidade que “o Faial tem ganho” e que “tem naturalmente a ver com a dinâmica que os empresários e as instituições ligadas à economia do mar têm imprimido na comunidade, desenvolvendo projetos relacionados com a inovação, a investigação, a ciência e a tecnologia, mas também com as entidades públicas, nomeadamente, o Governo Regional que tem vindo a realizar um conjunto de investimentos que têm sido fundamentais para afirmar a centralidade da ilha do Faial nas questões relacionadas com o mar”.

2018-04-11 16:48:59, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados