Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas


INE confirma estabilidade financeira dos Açores e ainda maior equilíbrio das contas públicas


XVII Congresso: Vasco Cordeiro anuncia várias novas medidas para responder aos desafios que se colocam aos Açorianos


Mineração do mar profundo tem impactos ambientais, afirma Serrão Santos


Artigos de Opinião

José Contente José Contente
"Melan(cólicas)"
2018-09-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Notas Parlamentares"
2018-09-26
André Bradford André Bradford
"Pelos Açores, com os Açorianos"
2018-09-21
Lara Martinho Lara Martinho
"O QUE MUDOU DESDE 2015"
2018-09-15
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Servir os Açorianos é apresentar soluções"
2018-09-19
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Uma moção: a quem incomoda? a quem conforta?"
2018-09-14
José Contente José Contente
"Autorreformas"
2018-09-12
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
PS/Açores debate “Futuro do Serviço Regional de Saúd...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
“Temos crescido e incrementado influência, o PS está...

Lara Martinho quer atenção à PAC e à Coesão no próximo quadro europeu

PS Açores - Lara Martinho quer atenção à PAC e  à Coesão no próximo quadro europeu

A deputada açoriana do PS na Assembleia da República, Lara Martinho, alertou, numa audição ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, para a “importância da Politica Agrícola Comum (PAC) e da Política de Coesão para os Açores e Madeira”, tendo insistido que é determinante, no âmbito da negociação do próximo quadro financeiro plurianal da UE, garantir a continuidade destas políticas, dotando-as dos meios necessários de forma a que possam dar resposta efetiva aos desafios que ainda enfrentamos, sobretudo num contexto em que as perspetivas financeiras da União terão de ter em conta, não só o impacto do Brexit como mais prioridades políticas para financiar.


  “Apesar da posição preliminar de Portugal sobre o Próximo Quadro Financeiro Plurianual da União referir que deve ser dada atenção adequada aos objetivos da Estratégia para o Desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas, gostaria de reforçar que estas duas políticas têm tido um papel crucial na minimização dos diversos constrangimentos e dificuldades que se verificam nos Açores em relação às restantes regiões europeias”, afirmou.


 “Temos defendido uma PAC mais forte, que corresponda aos desafios atuais e futuros da agricultura, aliás o Governo dos Açores apresentou em dezembro um documento com os contributos dos Açores, nomeadamente a importância do reforço do POSEI [Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas Regiões Ultraperiféricas]”, sublinhou. Lara Martinho lamentou ainda que o Governo anterior PSD/CDS não tenha negociado o POSEI para os montantes que eram necessários e salientou a importância do Governo defender em Bruxelas que “a transição entre quadros comunitários de apoio da PAC mantenha as atuais regras, para garantir o pagamento das ajudas e apoios aos investimentos dos agricultores”.


 Impostos europeus também beneficiam RUP, diz ministro


“Estes são fundos fundamentais para modernizar e diversificar as atividades económicas dos Açores”, defendeu ainda a açoriana, apelando ao ministro para que continue a debater-se para que se garanta que são preservados e fortalecidos os instrumentos de que beneficiam as regiões ultraperiféricas (RUP).


Augusto Santos Silva tranquilizou a parlamentar. “As RUP estão na nossa preocupação, a prova disso é a importância que lhe damos no documento que entregámos em Bruxelas”, afiançou, lembrando que França e Espanha, que também têm regiões ultraperiféricas, nenhuma referência fazem nas suas propostas a estas regiões. “Não está nas RUP as variáveis de ajustamento que precisamos”, afirmou. E concluiu:  “Os que recusam impostos europeus estão também a retirar receita também às regiões ultraperiféricas”.

2018-03-10 12:40:09, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados