Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Presidente do Governo recebeu Juiz Conselheiro da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas


Funcionários públicos com ordenado mais baixo vão ter aumento de 62 euros por mês, anuncia Vasco Cordeiro


Vasco Cordeiro destaca resposta positiva dos jovens ao objetivo de rejuvenescer a Agricultura dos Açores


“PSD está a comprometer o futuro de Rabo de Peixe”


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"Açores terão reforço de agentes da PSP"
2019-01-12
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Pão e Rosas"
2019-01-12
José Contente José Contente
"A Nossa Universidade"
2019-01-11
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Europa: juventude e alterações climáticas"
2019-01-11
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"As entrelinhas dos desafios para 2019"
2019-01-10
José Contente José Contente
"Univer-cidade"
2019-01-09
Lara Martinho Lara Martinho
"2019"
2019-01-05
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Reforço das transferências para todas as freguesias ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
PS propõe benefícios sociais aos Bombeiros Voluntári...

Regiões devem ser reconhecidas como "verdadeiro ativo" para a concretização dos objetivos da UE, defende Vasco Cordeiro

PS Açores - Regiões devem ser reconhecidas como

O Presidente do Governo destacou, em Bruxelas, na sessão plenária do Comité das Regiões, a necessidade de as instituições europeias olharem para as Regiões Ultraperiféricas (RUP) como um “verdadeiro ativo”, que contribui para a concretização dos objetivos da União.


Vasco Cordeiro falava quarta-feira na 127.ª sessão plenária do Comité das Regiões, no debate sobre o parecer da iniciativa 'Rumo à Plena Aplicação da Estratégia Europeia Renovada para as Regiões Ultraperiféricas', da autoria do Presidente do Governo das Canárias.


Este parecer, aprovado por unanimidade e que mereceu o apoio do Governo dos Açores, surge na sequência da Comunicação 'Uma Parceria Estratégica Reforçada e Renovada com as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia', recentemente apresentada pela Comissão Europeia.


No primeiro dia desta sessão plenária do Comité das Regiões, o Presidente do Governo salientou que, do parecer agora aprovado, transparece o facto de "as RUP serem vistas como um verdadeiro ativo para a União Europeia e não apenas como partes do território da União que merecem e necessitam de um apoio diferenciado em função de circunstâncias objetivas que as afetam”.


Vasco Cordeiro considerou que a estratégia apresentada pela Comissão Juncker tem, em si mesma, aspetos positivos, quanto, não apenas à consideração daquelas que são as necessidades e as especiais condições em que as RUP se encontram, mas também ao nível do potencial que apresentam num conjunto de áreas de vanguarda e de emergência para a União Europeia.


No parecer agora aprovado, o Comité das Regiões formula recomendações orientadas para o crescimento económico, a competitividade e o emprego, apoiando a proteção comercial de produtos sensíveis e o reforço do investimento em setores estratégicos nestas regiões, como as energias renováveis e a 'economia azul'.


A Região Autónoma dos Açores tem assento no Comité das Regiões – organismo que conta com mais de 350 membros oriundos de todos os Estados Membros - desde a sua criação, sendo atualmente representada pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.


Uma das missões deste organismo é a emissão de pareceres sobre questões políticas da atualidade e de propostas legislativas em domínios que se relacionem com o exercício do poder regional e local na Europa como, por exemplo, ao nível da coesão económica e social, do emprego e formação profissional, da educação e cultura, da saúde e política social, do ambiente e alterações climáticas, energia e transportes. [GaCS]

2018-02-01 11:58:35, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados