Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Trabalhadores da COFACO “estarão sempre na primeira linha de defesa do PS”


Vasco Cordeiro anuncia que casas vagas nas Lajes estão disponíveis para projetos que dinamizem economia da Terceira


Ministro garante ao PS que não há abandono das Lajes


Para Serrão Santos "regionalização das medidas técnicas da pesca é passo importante".


Artigos de Opinião

Lara Martinho Lara Martinho
"2018 - A oportunidade de cada um se realizar"
2018-01-13
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Sensibilização em vez de imposição"
2018-01-10
Lara Martinho Lara Martinho
"Política Externa Portuguesa"
2018-01-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Greve. A palavra de arranque de 2018"
2018-01-03
Lara Martinho Lara Martinho
"Adeus 2017, Bem-Vindo 2018"
2017-12-27
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Um ensaio para todos os anos"
2017-12-27
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Sentidos Únicos"
2017-12-22
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Presidente do Governo recebeu Comissão de Ambiente, ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Grupo Parlamentar do PS vai interpelar Governo Regio...

Vasco Cordeiro destaca forte dinâmica do movimento desportivo na Região

PS Açores - Vasco Cordeiro destaca forte dinâmica do movimento desportivo na Região

O Presidente do Governo inaugurou hoje o Centro de Treino de Judo de São Jorge, uma oportunidade para destacar a forte dinâmica que regista o movimento associativo na Região, envolvendo largos milhares de praticantes, técnicos, dirigentes, árbitros e juízes.


“Em 1998, por exemplo, os Açores contavam com cerca de 400 instalações desportivas, sendo que, presentemente, ultrapassam mais de oito centenas, ou seja, o dobro do anteriormente existente”, destacou Vasco Cordeiro, no primeiro dia da visita estatutária à ilha de São Jorge.


Na inauguração da infraestrutura, que representou um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros de verbas regionais, o Presidente do Governo salientou ainda a mais-valia das instalações do parque desportivo regional serem disponibilizadas para a atividade das escolas, para o movimento associativo desportivo e para a generalidade da população, numa estratégia de otimização e rentabilização de recursos disponíveis.


De acordo com Vasco Cordeiro, esta política desportiva tem apresentado resultados concretos, apontando o exemplo da taxa de Participação Absoluta, que é de mais de 23 mil atletas, o que representa 9,5% da população açoriana, enquanto no país este indicador se fica pelos 5,1 por cento.


Relativamente à taxa de Participação Potencial dos Escalões de Formação, que ascende a quase 18 mil atletas nos Açores, ela representa mais de 50% dos jovens da faixa etária 8 aos 18 anos, destacou o Presidente do Governo, adiantando que, no país, esta taxa se situa nos 30 por cento.


“Tudo isso não faria sentido se não houvesse uma adesão clara e inequívoca na utilização deste tipo de utilizações e da resposta do ponto de vista do movimento associativo”, afirmou Vasco Cordeiro, ao destacar que, na Região, existem cerca de 250 clubes organizados em mais de 40 modalidades, divididos por meia centena de associações desportivas.


A prática desportiva federada, além dos milhares de atletas, é assegurada por cerca de mil treinadores, perto de 1.300 árbitros e juízes e quase 1.600 dirigentes, revelando, assim, uma evolução muito positiva no número de agentes que trabalham para o desporto açoriano, sublinhou.


Na sua intervenção, o Presidente do Governo destacou, por outro lado, a determinação do Executivo açoriano em avançar com o Centro de Treino de Judo em São Jorge em circunstâncias muito especiais, tendo em conta que a construção de infraestruturas desportivas no país, neste quadro comunitário, é considerada uma prioridade negativa.


“Nestas circunstâncias, recorrendo a verbas próprias, o Governo assumiu este compromisso e mobilizou os recursos para que este investimento fosse uma realidade”, disse.


De acordo com Vasco Cordeiro, o investimento nesta ilha, constituiu também uma maneira de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Clube de Judo de São Jorge, o qual, à semelhança de outros clubes açorianos, continua a elevar o nível do judo nos patamares regional, nacional e internacional. [GaCS]

2017-10-09 20:32:41, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados