Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contactos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Obra de construção da proteção de emergência já arrancou no Porto das Lajes das Flores


Vasco Cordeiro dedica o dia a contactos no Corvo no âmbito da retoma da atividade económica da Região


Reunião com o Presidente da Câmara da Praia da Vitória permitiu analisar a retoma económica no concelho, afirma Vasco Cordeiro


“Interessa agora trabalhar para que a economia e o emprego ganhem novo impulso” em cada ilha, afirma Vasco Cordeiro


Artigos de Opinião

Francisco Coelho Francisco Coelho
"Tele… Quê?"
2020-06-06
Lara Martinho Lara Martinho
"Estabilizar para recuperar"
2020-06-06
Hernâni Bettencourt Hernâni Bettencourt
"Um discurso marcante para uma missão hercúlea "
2020-06-06
José Ávila José Ávila
"Quando falta palco"
2020-06-06
João Vasco Costa João Vasco Costa
"Do fastio"
2020-06-05
Francisco Coelho Francisco Coelho
"Esclarecimento"
2020-06-05
Carlos Silva Carlos Silva
"Reerguer a Economia Açoriana"
2020-06-04
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Presidente do Governo congratula-se com vitória do L...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Intervenção do presidente do Governo na Caixa de Cré...

Presidente do Governo empenhado em política de relações externas para os Açores

O presidente do Governo dos Açores anunciou, hoje, o estabelecimento de protocolos com o Ministério dos Negócios Estrangeiros que permitam a prestação, pela estrutura diplomática portuguesa, de serviços especialmente direccionados às Comunidades de origem açoriana no exterior.

Em declarações aos jornalistas em Buenos Aires, no termo de uma visita ao Uruguai e à Argentina, Carlos César adiantou que a medida se enquadra nos objectivos de uma política de relações exteriores dos Açores que pretende a consolidação da presença da Região no Mundo e a intensificação das relações do arquipélago com o exterior.

O presidente do Governo açoriano alertou para a necessidade da existência, na Região, de consensos neste domínio, pois importa deixar de ter “uma noção paroquial da Autonomia”.

É preciso afirmar uma “autonomia com identidade e qualidade no Mundo, especialmente onde vivam açorianos ou descendentes de açorianos”, afirmou, ao apontar como outro dos eixos da política de relações exteriores dos Açores o propósito de influenciar a estratégia internacional portuguesa.

Segundo Carlos César, os Açores querem influir na diplomacia nacional para que ela aposte em relações com a América – do Canadá à Argentina – por razões que têm a ver com a geografia, mas, igualmente, com a história.

“Portugal tem um horizonte dirigido para Ocidente”, não devendo confinar a actividade da sua diplomacia a “problemas administrativos ou tecno-jurídicos dos tratados ou das resoluções constitucionais ou internas no seio da União Europeia”, considerou.

Como outras apostas da política de relações exteriores dos Açores, Carlos César apontou o apoio a projectos de investigadores, universidades ou associações que permitam consolidar a presença açoriana no Mundo e a aposta no estabelecimento de laços institucionais entre o Governo e as autoridades dos países em que existem comunidades açorianas.

A Região pretende, ainda, “transmitir estímulos” ao Governo da República para o estabelecimento de relações especiais com os países de acolhimento de açorianos e de privilegiar, aí, a sua representação diplomática.

Neste domínio “não há que ter complexos”, competindo ao Governo Regional a promoção dos açorianos onde quer que estejam, disse, ainda, ao reconhecer que o actual executivo de Lisboa não coloca obstáculos a uma tal intervenção.

Carlos César sublinhou que o próprio primeiro-ministro, José Sócrates, o encarregou de entregar uma mensagem ao presidente do Uruguai, através do ministro das Relações Exteriores.

Durante a sua visita ao Uruguai e à Argentina, o presidente do Governo reuniu-se, também, como o ministro uruguaio do Turismo e do Desporto e participou em variadas iniciativas envolvendo descendentes de açorianos, as mais participadas das quais na pequena cidade uruguaia de San Carlos, a que se associaram delegações de dois estados brasileiros – Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

GaCS/AP

2007-01-25 00:00:00, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados