Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vítor Fraga quer Câmara Municipal como parceiro ativo do setor agrícola


“Emprego” e “prosperidade” para todo o concelho das Lajes do Pico são prioridades de Roberto Silva


Jorge Pereira quer uma gestão transparente e que garanta o futuro do concelho da Madalena


Vasco Cordeiro destaca tranquilidade registada na abertura do novo ano letivo


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A batuta para um outro caminho"
2017-09-20
Lara Martinho Lara Martinho
"Segurança: O Caso da Coreia e o Centro de Segurança Atlântica"
2017-09-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Confiança é cumprir"
2017-09-13
Lara Martinho Lara Martinho
"Contaminação, América do Norte e Orçamento do Estado"
2017-09-09
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Malmequer, Bem-me-quer!"
2017-09-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"21 anos e persistimos na transparência"
2017-09-07
Lara Martinho Lara Martinho
"DEVANEIOS DE VERÃO..."
2017-09-07
ESTÁ AQUI:Partido»Presidente Honorário

Carlos Manuel Martins do Vale César

Presidente Honorário PS/Açores e Presidente do Partido Socialista português

 

English version, click here.

 

Carlos Manuel Martins do Vale César

Carlos Manuel Martins do Vale César nasceu a 30 de Outubro de 1956, em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, nos Açores, e fez os estudos primários e secundários na sua cidade natal.

Ainda muito jovem, quando frequentava o Liceu Antero de Quental, foi membro da Cooperativa Cultural "SEXTANTE", da ilha de São Miguel, que se destacou em acções cívicas de oposição ao regime ditatorial de Salazar e Marcelo Caetano, que a mandou encerrar pela mão da PIDE/DGS, a polícia política.

A sua inclinação para actividade política radica numa tradição familiar que levou, entre outros, o seu tio-avô, Manuel Augusto César, a uma participação activa no Partido Socialista e em movimentos operários da Primeira República, tendo este, nessa altura, dirigido jornais, como "O Proletário", semanário da Federação Operária, o "Protesto", órgão do Centro Socialista Antero de Quental, e o "Protesto do Povo", quinzenário socialista, publicados em Ponta Delgada.
A sua formação cívica, nos anos imediatamente anteriores ao 25 de Abril, está profundamente associada às influências de seu irmão Horácio do Vale César, jornalista, e a outras figuras de referência da época nos meios estudantis e de oposição em Ponta Delgada, como Jaime Gama, Mário Mesquita e Medeiros Ferreira, todos eles estudantes no Liceu Antero Quental.

Em 1973, com 17 anos, integrou a Comissão Dinamizadora da C.D.E. em Ponta Delgada.

A 26 de Abril de 1974, um dia depois da "Revolução dos Cravos", que restituiu a liberdade ao povo português, fundou a Associação de Estudantes do Liceu Antero de Quental, e, um mês mais tarde, a Juventude Socialista nos Açores.

Foi membro do primeiro Secretariado eleito da Secção de Ponta Delgada do Partido Socialista e da delegação dos Açores ao I Congresso Nacional do PS na legalidade e ao I Congresso Nacional da Juventude Socialista.

Em 1977 ingressou na Faculdade de Direito de Lisboa, tendo sido membro da Direcção da Associação de Estudantes e dos órgãos de gestão daquela instituição universitária. Até 1980 foi, também, Coordenador Nacional da JS para o Ensino Superior.

Fez parte da Comissão Organizadora das primeiras comemorações do Dia do Estudante em Portugal após o 25 de Abril, e foi um dos fundadores da então criada União Nacional dos Estudantes Portugueses. Em Lisboa trabalhou, ainda, numa Cooperativa de Documentação e Cultura.

Ao longo de todos esses anos foi sempre dirigente nacional da JS, da qual é, desde 1986, Membro Honorário Nacional e de Honra.

Foi adjunto do Secretário de Estado da Administração Pública do II Governo Constitucional.

De regresso aos Açores ingressa, como deputado, na Assembleia Regional em Dezembro de 1980. Integrou a Direcção do Grupo Parlamentar do PS e várias comissões parlamentares, presidindo à Comissão dos Assuntos Económicos. Foi vice-presidente da Assembleia Regional.

De 1983 a 1985 foi líder do PS nos Açores.

Entre Dezembro de 1988 e Dezembro de 1989 é deputado na Assembleia da República, para que fora eleito em Julho de 1987. Faz, então, parte da Direcção do Grupo Parlamentar.

Foi membro da Assembleia Municipal de Ponta Delgada e foi, de 1993 a 1997, presidente da Assembleia de Freguesia da Fajã de Baixo.

A 30 de Outubro de 1994 é eleito presidente do PS/Açores, com 92% dos votos expressos em escrutínio secreto, no Congresso Regional.

Enquanto liderou o Partido Socialista dos Açores, entre o final de 1994 e o inicio de 2013, conheceu sete líderes do PSD/Açores: Mota Amaral, Álvaro Dâmaso, Manuel Arruda, Costa Neves, Victor Cruz, Berta Cabral e Duarte Freitas, o primeiro dos quais ainda desempenhava as funções de presidente do governo regional.

Proferiu diversas comunicações em colóquios e conferências nos Açores, no País e no estrangeiro, milhares de discursos políticos transcritos e tem uma antiga e vasta colaboração publicada na imprensa regional, tendo sido, inclusive, comentador político com carácter regular na RTP/Açores e, já depois de cessar funções de presidente do governo açoriano, da RTP/3.

Nas eleições regionais de 13 de Outubro de 1996, como candidato dos socialistas açorianos à Presidência do Governo Regional, anula uma diferença de mais de 20% que separava o PS do PSD, vencendo com 46% dos votos expressos. A 9 de Novembro de 1996 tomou posse como Presidente do VII Governo Regional dos Açores.

Nas eleições legislativas regionais de 15 de Outubro de 2000 volta a vencer, desta vez com 49,2% dos votos expressos.

A 17 de Outubro de 2004, voltou a liderar o PS numa vitória eleitoral, reforçando a maioria absoluta do PS em confronto com uma coligação formada pelos dois maiores partidos da oposição - o PSD e o CDS/PP. Obtém 57% dos votos e 31 dos 52 deputados.

Nas eleições de 19 de Outubro de 2008 obteve nova maioria de mandatos no Parlamento, conquistando 30 dos 57 lugares em disputa.

Antes das eleições de 2012 anuncia que não será recandidato, depois de propor e fazer aprovar no parlamento açoriano uma norma de limitação de mandatos do presidente do governo regional.

Foi membro do Conselho de Estado, do Conselho Superior de Defesa Nacional, do Conselho Superior de Segurança Interna e do Conselho Superior de Protecção Civil. Foi presidente da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas e vice-presidente da Mesa do Comité das Regiões da União Europeia. No Comité das Regiões integrou as Comissões de Recursos Naturais (NAT) e da Comissão de Cidadania, Governação e Assuntos Institucionais e Externos (CIVEX).

Foi, também, membro do Bureau Político da Assembleia das Regiões da Europa, membro do Bureau Político e Presidente da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa, bem como, durante vários anos, Presidente do Eurodisseia.

Integrou igualmente o Congresso dos Poderes Regionais e Locais da Conselho da Europa, entre outros organismos externos.

Carlos César destacou-se sempre pela defesa da vocação marítima e atlântica portuguesa e da relação bilateral privilegiada com o continente americano.

Continua a ser Presidente Honorário do PS/Açores. É o Presidente do Partido Socialista português desde 29 de novembro de 2014, presidente do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República, membro do Conselho de Estado de Portugal e Vice-Presidente da Internacional Socialista desde 2016.

Outras Notas Biográficas

ANTES DE 1996

Entre outros:
- Membro das Comissões de Apoio das candidaturas à Presidência da República portuguesa de Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio;
- Recebeu diploma de reconhecimento do Município da Praia da Vitória na sequência da elevação da sua vila a cidade;
-Designado pela imprensa como "Revelação Política" em 1982 nos Açores, dois anos depois de ter sido eleito pela primeira vez para o parlamento açoriano, e, logo a seguir, Político do Ano em 1983, e em vários anos posteriores a mesma distinção de vários órgãos de comunicação social;
- Desempenhou funções na Comissão de Defesa Nacional, na Comissão de Juventude e na Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias do parlamento português em Lisboa;
- Recebeu várias distinções da cidade de Fall River desde 1996;
- Recebeu diploma de reconhecimento do Condado de Bristol, Xerife Thomas Hudgson, EUA;
- Convidado de Honra das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, EUA, desde 1995;

ANO DE 1997

- Integrou sucessivamente a Comissão de Honra da "OVIBEJA – Feira do Alentejo", feira agrícola de Portugal;
- Designado Sócio Honorário do "Clube de Golfe da Ilha Terceira”;
- Designado Sócio Honorário da "Associação Portuguesa de Saint Thérèse", Québèc, Canadá, em 1997;
- Citação do Senado de Rhode Island em 1997 de reconhecimento ao Presidente do Governo Regional dos Açores;
- Citação do Governador do Estado de Rhode Island, Lincoln Almond, EUA;
- Citação de Homenagem da Comunidade Portuguesa de Laval, Canadá;
- Recebeu a "Chave de Ouro" da Cidade de Tauton, Canadá;

ANO DE 1998

- Foi-lhe conferida a "Chave de Ouro" do Município da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel;
- Membro da Comissão de Honra dos "XX Jogos Nacionais dos CTT-Açores";
- "Chave de Ouro" do Município de Velas, Ilha de São Jorge, nos Açores;
- Membro da Comissão de Honra do "Solene Congresso Extraordinário e Mundial das Misericórdias Portuguesas", Lisboa;

ANO DE 1999

- Membro da Comissão de Honra do "Congresso das Cooperativas Portuguesas", Lisboa;
- Recebeu o título de Sócio Honorário da Casa dos Açores do Québèc, Canadá;
- Sócio Honorário da Casa dos Açores do Norte, na cidade do Porto em Portugal;

ANO DE 2000

- Comissão de Honra da Campanha "60 Minutos para os Próximos Mil Anos", Porto, Portugal;
- Comissão de Honra da "Expovita Termal 2000", Coimbra, Portugal;
- Membro da Comissão de Honra do Núcleo da Liga dos Combatentes de Ponta Delgada;
- Homenageado com a "Chave de Ouro" da Cidade de Tulare, Califórnia, EUA.
- Convidado de Honra das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, 24 a 28 de Agosto, EUA.
- Voltou a ser nomeado pelos órgãos de comunicação social da Região Autónoma dos Açores como o melhor político e, inclusive, como o Político da Década em 2000;

ANO DE 2001

- Comissário de Honra da "14ª. Regata de Vela Atlantis Cup";
- Integrou a Comissão de Honra das "Jornadas dos Médicos de Clínica Geral dos Açores";
- Entronizado Confrade da "Confraria dos Jornalistas dos Vinhos Portugueses", Porto, Portugal;
- Recebeu o diploma "Prémio Santa Clara/Amizade", concedido pela Direcção do Clube Desportivo Santa Clara, Ilha de São Miguel.
- Sócio honorário da agremiação desportiva "Leões de Porto Judeu", ilha Terceira;
- Sócio de honra do Clube Desportivo Santa Clara dos Açores;
- Citação do Mayor da Cidade de Pawtucket, James E. Doyle, EUA, em 2001;
- Citação do Tesoureiro do Estado de Rhode Island, Paul Tavares, EUA;
- Citação do Vice-Governador do Estado de Rhode Island, Charles J. Fogarty, em reconhecimento da Visita Oficial do Presidente do Governo Regional dos Açores ao Estado de Rhode Island, EUA;
- Recebeu uma Resolução do Estado de Rhode Island, proposta pelo Senador Daniel da Ponte, proclamando o "Dia dos Açores" naquele Estado, EUA;

ANO DE 2002

- Membro da Comissão de Honra das " Jornadas de Cardiologia em Medicina Familiar dos Açores e Continente";
- Designado para a Comissão de Honra da "Reunião Científica da Sociedade Portuguesa de Otorrinologia e Cirurgia Cérvico – Facial";
- Membro da Comissão de Honra do "III Fórum de Dor das Ilhas Atlânticas";
- Comissão de Honra do " Encontro Regional de Serviços de Urgência Médica";
- Designado para integrar a Comissão de Honra do "50º. Aniversário da Força Aérea", Lisboa, Portugal;
- Comissão de Honra da "Semana Cultural do Ananás", Ilha de São Miguel, Açores;
- Integrou a Comissão de Honra da "1ª. Jornada de Homenagem à Língua Portuguesa", Viseu;
- Recebeu a "Chave de Ouro" da Cidade de Toronto, Canadá;
- Recebeu a Resolução do Senado da Califórnia, proposta pelo Senador Jim Costa, visando o estreitar das relações entre aquele Estado e a Região Autónoma dos Açores, EUA;
- Recebeu o título de Sócio Honorário do Clube Musical Angrense, Ilha Terceira, Açores;

ANO DE 2003

- Mereceu a atribuição de Sócio Honorário da "Associação dos Imigrantes nos Açores", Ilha de São Miguel;
- Integra a Comissão de Honra das "Jornadas Médicas das Ilhas Atlânticas dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde";
- Membro da Comissão de Honra do Primeiro Seminário sobre "Futebol e Novas Metodologias de Formação", Almada;
- Pertenceu à Comissão de Honra das "I Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar dos Açores e Continente";
- Membro da Comissão de Honra dos "Jogos das Ilhas", que abrangem dezenas de ilhas de todo o mundo;
- Designado membro da Comissão de Honra do "Congresso das Cidades Taurinas", Santarém, Portugal;
- Titular da Comissão de Honra do "Congresso Nacional da Federação das Confrarias da Gastronomia Portuguesa";
- Membro da Comissão de Honra das "Jornadas Regionais Patient Care", Açores;
- Integra a Comissão de Honra do Colóquio Internacional "Portugal e o Atlântico: 60 Anos dos Acordos dos Açores", Lisboa;
- Comissão de Honra do "Congresso de Endocrinologia e Nutrição dos Açores e das Jornadas de Diabetologia";
- É Sócio Honorário do "Círculo de Amigos de São Lourenço", Ilha de Santa Maria;
- Recebeu a Medalha de Mérito Rio-grandense, atribuída pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil;
- Recebeu a homenagem da cidade de San Carlos no Uruguai;
- Detém o "Troféu Açorianidade 2003", atribuído pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil;
- Tem a Medalha de Mérito "Francisco Dias Velho" atribuída pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil;
- Recebeu o título de Sócio Honorário da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, Brasil;
- Mereceu em 2003 uma Citação de reconhecimento do Xerife de Middlesex, James DiPaola, Estado de Massachusetts, EUA;

ANO DE 2004

- Alcançou a "Chave de Ouro" da Cidade de Hudson, EUA;
- Recebeu a "Chave de Ouro" da Cidade de Lowell, EUA;
- Recebeu a "Chave de Ouro" da Cidade de Somerville, EUA.
- Foi-lhe conferida uma Citação do Senado do Estado de Massachusetts, numa visita em 2004 àquele Estado, EUA;
- Teve uma Citação da Polícia Especial de Somerville, assinada pelo Chefe da Polícia, George F. McLean e pelo Mayor, Joseph A. Curtatone, EUA;
- Recebeu uma Proclamação de um grupo de cidadãos americanos congratulando-se pelo interesse dedicado à comunidade da cidade de Hudson, EUA;
- Foi membro da Comissão de Honra do "Encontro Luso-Brasileiro de Bioética";
- Membro convidado da Comissão de Honra do "I Congresso Bienal da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para a Língua Portuguesa", Viseu, Portugal;
- Designado membro de Honra do "Congresso Nacional de Confrarias Báquicas e Gastronómicas";
- Membro da Comissão de Honra da "I Reunião de Saúde na Comunidade", Ilha de São Miguel.
- Comissão de Honra do "Curso de Correlação Anátomo-Radiológica da Armed Forces Institute of Pathology",
- Comissão de Honra da "7ª. Edição do Salão Imobiliário de Lisboa", FIL, Parque das Nações, Lisboa;
- Comissário de Honra do "Congresso Nacional de Apicultura";
- Membro da Comissão de Honra das " Jornadas de Cardiologia em Medicina Familiar dos Açores e Continente";

ANO DE 2005

- Tem o Diploma de Honra atribuído pela Fundação de Assistência Médica Internacional;
- Integra a Comissão de Honra do "Congresso do Turismo de Portugal";
- Membro convidado da Comissão de Honra dos "75 Anos da Liga dos Bombeiros Portugueses", Lisboa;
- É Sócio Honorário da "Associação dos Amigos da Fajã dos Vimes", Ilha de São Jorge;
- Integrou a Comissão de Honra do "50º. Aniversário do Vulcão dos Capelinhos", em 2005;
- Recebeu uma Proclamação de Reconhecimento da Cidade de Rehoboth, Mass. EUA., entregue pelo Presidente da Câmara, John M. Krasnianski;
- Comissário de Honra das "Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária";
- Mereceu a Medalha Comemorativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil;
- Membro da Comissão de Honra do " Congresso Internacional Turismo, Hotelaria e Identidade Regional", Portugal;

ANO DE 2006

- Integrou a Comissão de Honra do "Congresso Português de Reumatologia", em 2006, Ponta Delgada;
- Tem o diploma de Sócio Honorário da Casa dos Açores no Algarve, Faro, Portugal;
- Integrou a Comissão de Honra das "I Jornadas de Urologia em Medicina Familiar da Madeira, Açores e Continente", Funchal, Madeira;
- Obteve o estatuto de Sócio Honorário do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores;
- Membro da Comissão de Honra da " Reunião de Saúde na Comunidade", Açores;
- É membro da Comissão de Honra do Programa Nacional de Juventude;
- Recebeu a Citação do Deputado Mário Silva, da Câmara dos Comuns, Canadá, de reconhecimento pela ajuda à comunidade portuguesa local;
- Membro da Comissão de Honra das comemorações dos "30 Anos de Poder Local Democrático", promovidas pela Associação Nacional de Municípios Portugueses;
- Foi proclamado "Homem do Ano 2006" pelo American Biographical Institute, EUA;
- Presidiu à Comissão de Honra do Centenário da banda Filarmónica Minerva dos Ginetes, Ilha de São Miguel, Açores;

ANO DE 2007

- Membro da Comissão de Honra da Comemoração dos 150 Anos da Imprensa no Faial – Criação do 1º. Jornal "O Incentivo Fayalense", em 2007, Açores-Portugal;
- Foi distinguido como Sócio Benemérito da Liga dos Combatentes, Lisboa, 2007;
- É Sócio de Mérito e Açor de Ouro, da Casa dos Açores do Ontário, 25 de Março, 2007, Toronto, Canadá;
- Recebeu o título de Confrade Honorário da Confraria do Chá Porto Formoso, Ilha de São Miguel, 2007;
- Foi entronizado Confrade Honorário – Grau Notável – da Confraria do Queijo São Jorge, Açores;
- Tem o título de "Amigo da Academia São José de Letras", Estado de Santa Catarina, Brasil;
- Membro da Comissão de Honra do Congresso Internacional "IUFRO Tree Biotechnology 2007";
- Recebeu a Medalha do "Heritage Day of Portugal" entregue pelo Deputado Estadual Bob Correia, na State House em Bóston, EUA;
- Recebeu diploma de reconhecimento do congressista federal Barney FranK;
- Comissário de Honra da Exposição "Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries", promovida pela Smithsonian Institution, na Galeria de Arte Freer and Sackler, em Washington, EUA;
- Integrou a Comissão de Honra do "1º. Congresso Internacional da Imprensa Não Diária", Portugal;
- Obteve uma Citação de Boas-Vindas do Premier de Ontário, Dalton McGuinty, no âmbito da inauguração da nova sede social da Casa dos Açores do Ontário, Canadá, 2007;
- Foi Comissário de Honra do Comité Português para o "Ano Internacional do Planeta Terra", Lisboa;
- Membro da Comissão de Honra do Colóquio em homenagem ao Professor Victor Manuel Aguiar e Silva, Ilha de São Miguel, Açores;
- Mereceu a Medalha de Ouro e é Presidente Honorário de "La Orden Gastronómica Luso-Galaica", Portugal-Espanha;

ANO DE 2008

- Recebeu a Chave de Honra da Cidade da Praia, Ilha de Santiago, República de Cabo Verde;
- Foi distinguido em ato público pelo Primeiro-Ministro da República de Cabo Verde;
- Membro da Comissão de Honra do Congresso sobre o tema "Zootecnia – Desenvolvimento sustentável das Regiões";
- Integrou a Comissão de Honra do Campeonato da Europa de Triatlo 2008;
- Membro da Comissão de Honra do Congresso Regional dos Açores da Ordem dos Médicos Dentistas;
- Foi-lhe atribuído a Chave de Ouro da Cidade de Gilroy, EUA;
- Recebeu a Medalha com Colar e Diploma de Companheiro "Paulo Harris" da Fundação Rotária do Rotary Internacional;
- Membro da Comissão de Honra das "Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar dos Açores e Continente";
- Ganhou o Troféu do Grupo Desportivo Comercial como reconhecimento pelo apoio ao desporto automóvel;
- Mereceu o Diploma de Sócio Honorário da Casa do Povo da Maia, Ilha de São Miguel, Açores;
- Membro da Comissão de Honra da Prova de Botes Baleeiros ,Horta, Açores;
- Membro da Comissão de Honra do "Congresso Florestal Nacional";
- Comissário de Honra do "Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros". Liga dos Bombeiros Portugueses;
- Homenageado com o Certificado e Chaves de Honra do Município das Lajes das Flores, Açores, 2008;

ANO DE 2009

- Foi-lhe atribuído o Certificado da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada de reconhecimento pelo empenho e dedicação ao longo dos anos, no âmbito do 50º. Aniversário da instituição;
- - Foi homenageado como sócio honorário da Casa dos Açores da Nova Inglaterra, Fall River, EUA, 2009;
- Recebeu a Citação de Reconhecimento do Estado de Rhode Island e da "International Charter School", do Lieutenant Governor Elizabeth H. Roberts, EUA;
- Tem a Citação de Reconhecimento pela Visita ao "Rhode Island College", (President of Rhode Island College Nancy Carrioulo), EUA;
- Recebeu uma Proclamação da Câmara Municipal de Toronto do Mayor David Miller, Canadá;
- Recebeu o título de Confrade de Honra da Confraria da Sopa dos Açores;
- Obteve o título de Confrade de Honra da Confraria Atlântica do Chá, Porto, Portugal;
- Foi-lhe atribuído o grau de Confrade de Honra e Devoção da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, Terceira, Açores;

ANO DE 2010

- Membro da Comissão de Honra do Congresso Internacional das Ciências e Tecnologias da Saúde;
- Comissário de Honra da 1ª Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica e Open Internacional de Ponta Delgada;
- Comissário de Honra do I Congresso dos Assistentes Operacionais da Saúde dos Açores;
- Recebeu a Medalha de Mérito do Conselho Mundial das Casas dos Açores;
- Comissário de Honra do Centenário da Universidade de Lisboa, Portugal;
- Ganhou o título de Confrade de Honra da Confraria Gastronómica da "Panela ao Lume", Guimarães, Portugal;
- Recebeu o Prémio "International Leadership Award" atribuído pela PALCUS – Conselho Luso-Americano para a Liderança nos EUA, New Bedford;
- Diploma de Reconhecimento atribuído pelo Senador de Rhode Island, Jack Reed, EUA;
- Diploma de Reconhecimento atribuído pelo Senador de Rhode Island, Sheldon Whitehouse, EUA;
- Diploma atribuído pelo Congressista do Congresso dos EUA, Washington, James R. Langevin,EUA, 2010;
- Diploma atribuído pelo Senador de Massachusetts, John F. Kerry, EUA;
- Obteve o grau de Confrade de Honra da Confraria dos "Gastrónomos dos Açores";

ANO DE 2011

- É Confrade de Honra da Confraria do Ananás dos Açores, 9 de Janeiro, Fajã de Baixo, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.
- É sócio honorário da Casa Dos Açores de Toronto;
- Membro da Comissão de Honra da candidatura presidencial de Manuel Alegre;
- Recebeu Citação da "The Rhode Island House of Representatives" pela sua "esteemed leadership and dedication to fostering free trade and frienship the United States, the Azores and Portugal", EUA;
- Foi-lhe atribuído o diploma "Francisco Dias Velho" atribuído pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil;
- Homenageado pela Filarmónica Santo António, em visita à Comunidade de Cambridge, Massachusetts. USA;
- Foi-lhe atribuído o diploma de Sócio Honorário Casa dos Açores no Algarve;
- Homenageado com o título de Sócio Honorário do Clube Vasco da Gama, Bermudas;
- Foi homenageado pelo grupo de Amizade Ribeira Quente, Toronto, Canadá;
- Recebeu a Medalha de Ouro da Fundacion Luso Galaica Miguel;
- Comissário de Honra do Fórum Roosevelt;
- Homenagem do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre Rio Grande do Sul Brasil, 12-2007
- Recebeu a medalha da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul 52ª Legislatura 2007/2011, do deputado Frederico Antunes
- Recebeu a Chave de Honra do 150º Aniv. Cidade da Praia, Cabo Verde;
- Foi distinguido com Medalha com colar e diploma distinção da Fundação Rotária do Rotary International, 27-06-2008
– Proclamado Sócio Honorário do Candelária Sport Club, Portugal;
- Citação de reconhecimento do Estado de Rhode Island pela visita ao Estado de Rhode Island e à Internacional Charter School, atribuída pelo Governador David Miller,EUA;

ANO DE 2012

- É-lhe atribuída a Medalha de Mérito da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras. Rio de Janeiro, em 11 de abril.
- Condecorado com a mais alta distinção do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), com a Grã-Cruz da Ordem do Ponche Verde, em 13 de abril.
- É-lhe atribuído o título de Cidadão Gravataiense pela Câmara Municipal de Gravataí, Rio Grande do Sul (Brasil), em 14 de abril.
- É-lhe atribuído o título de Sócio Honorário da Casa dos Açores de Lisboa, em 20 de abril.
- É-lhe atribuído o título de Sócio Honorário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Faial, em 16 de maio.
- São-lhe atribuídos o Diploma de Cidadão Honorário e a Chave de Honra do Concelho da Povoação, a 3 de julho.
- É-lhe atribuído o título de Sócio Honorário da Associação dos Amigos da Fajã do Calhau, freguesia de Água Retorta, em 21 de julho.
- O "Sheriff" de Bristol (Massachusetts, EUA), Thomas M. Hogson, confere-lhe o grau de "Deputy Sheriff".
- É-lhe atribuído um diploma de reconhecimento do Governador do Estado de Massachusetts, Deval L. Patrick, pelo 4º. Aniversário da assinatura do Acordo de Cooperação entre a Região Autónoma dos Açores e o Estado de Massachusetts, em 24 de agosto.
- Recebeu a Chave da Cidade de Fall River, Massachusetts, EUA, em 27 de agosto.
- Diploma de Reconhecimento atribuído pelo "Mayor" de Fall River, William Flanagan, em 27 de agosto.
- É-lhe atribuído o título de Sócio honorário da Casa do Povo de Rabo de Peixe, em 1 de setembro.
- É entronizado Confrade de Honra da Confraria do Leite dos Açores, a 29 de setembro, nos Arrifes, ilha de São Miguel.
- É-lhe atribuído o título de Sócio Honorário do Instituto Cultural de Ponta Delgada, em 3 de outubro.
- Foi distinguido, em deliberação tomada por unanimidade no Congresso Nacional da JS realizado em 4 de Novembro de 2012, Militante de Honra da Juventude Socialista.
- É-lhe atribuído o título de Cidadão Honorário do Concelho da Ribeira Grande, em 7 de novembro.
- É-lhe atribuída a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas, em 9 de novembro.

ANO DE 2013

- É-lhe conferido o título de Sócio Honorário do Clube Desportivo Santa Clara;
- Recebe o diploma de Cidadão Honorário do Concelho de Sta. Cruz de Graciosa;
- A Camara Municipal de Lagoa delibera por unanimidade, em 8 de Fevereiro, atribuir o título de Cidadão Honorário do Concelho de Lagoa, bem como atribuir à Casa de Cultura a denominação de "Casa de Cultura Carlos César";
- Recebe uma das mais altas distinções honoríficas da República Portuguesa: a Grã-cruz da Ordem Militar de Cristo;
- Foi distinguido com a condecoração mais elevada da Região Autónoma dos Açores: a Insígnia Autonómica de Valor.

ANO DE 2014

- Membro da Comissão de Honra do IX Congresso Leonino (Sporting Clube de Portugal);
- Recebeu homenagem da Fundação Pauleta;
- A Assembleia Geral de Clubes da Associação de Futebol de Ponta Delgada aprova por unanimidade a sua designação como Sócio Honorário;
- Foi um dos subscritores do Manifesto dos 74, sobre a questão da dívida pública portuguesa;
- Designado Mandatário Nacional de António Costa nas Eleições Primárias do Partido Socialista.
- É o Presidente do Partido Socialista português desde 29 de novembro de 2014.

ANO DE 2015

- Comentador semanal permanente da RTP/Informação entre Janeiro e Junho;
- Integra a Comissão de Honra da Comemoração dos 40 anos da RTP/Açores;
- Cessou, a seu pedido, em Julho de 2015, funções profissionais na Globestar Systems Europe.
- Foi eleito deputado à Assembleia da República, vencendo as eleições no Circulo Eleitoral da Região Autónoma dos Açores, o que aconteceu pela primeira vez quando o mesmo não aconteceu a nível nacional;
- Eleito, com mais de 83% dos votos expressos, Presidente do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República.

ANO DE 2016

- Membro da Comissão de Honra da candidatura presidencial de António Sampaio da Nóvoa;
- Designado, em representação da Assembleia da República, membro do Conselho de Estado, em simultâneo com Pinto Balsemão, Francisco Louçã, Adriano Moreira e Domingos Abrantes.
- Membro da Comissão de Honra da Campanha Pirilampo Mágico 2016
- Eleito presidente do Grupo Parlamentar da Assembleia da República de Amizade entre Portugal e a República de Cabo Verde

ANO DE 2017

- Membro da Comissão de Honra do Fantasporto;
- Integrou a Comissão de Honra do Congresso da Nutrição e Alimentação;
- Membro da Comissão de Honra do Congresso Nacional de Cardiopneumologia;
- Foi eleito Vice-Presidente da Internacional Socialista no Congresso da organização que decorreu na cidade de Cartagena, na Colômbia;
- Foi designado membro da Comissão de Honra do 1º Congresso Nacional de Economia Social (CNES) – Fevereiro;
- Membro da Comissão de Honra da Campanha Pirilampo Mágico 2017;
- Membro da Comissão de Honra do II Congresso Nacional da Grande Idade;
- Recebeu a Chave de Honra e Diploma de Munícipe Honorário de Lajes do Pico, nos Açores;
- Recebeu a Distinção de Cidadão Honorário do Município do Nordeste, nos Açores, por decisão unânime da respetiva Câmara Municipal;
- Recebeu da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) o Certificado de Reconhecimento e Gratidão.




 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados