Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro destaca importância do apoio comunitário para investimentos na área dos transportes nas regiões


“Nós estamos aqui para dar a cara e para resolver os problemas”, garante José San-Bento


Crescimento do turismo deve-se à “articulação entre políticas públicas e iniciativa privada”


GPPS desafiou partidos da oposição a discutir “futuro do Turismo sem complexos, sem tabus”


Artigos de Opinião

Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Ainda de Luto"
2017-10-20
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Equilíbrio na proteção de Áreas Marinhas"
2017-10-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Povo, Oposição e Posição - tripé da democracia"
2017-10-18
Lara Martinho Lara Martinho
"Sobre o Desinteresse da República para com a Ilha Terceira"
2017-10-14
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"“Sim”, o caminho para o unilateralismo"
2017-10-12
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Complementaridade política"
2017-10-06
Lara Martinho Lara Martinho
"BALANÇO DO 2º ANO PARLAMENTAR"
2017-10-07
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Sónia Nicolau

Opinião

"Um xadrez político por resolver"

Sónia Nicolau
2017-10-03

 

O ato eleitoral de domingo passado deixa muita coisa por resolver nos próximos dias. Decidiram-se presidências(câmara e junta) e a decisão de voto coletivo do povo poderá resultar num xadrez diferente – Assembleia Municipal de Ponta Delgada e a Associação de Municípios de São Miguel(AMISM)
O PS/Açores venceu as autárquicas 2017. É o líder natural da Associação de Municípios da Região Açores. É o líder nas Assembleia Municipais. É o líder nas Assembleias de Freguesia. Estas lideranças têm por base menos votos do que em 2013 - a que importam reflexão para uma melhor regeneração do PS na sociedade - que se distribuíram por outras forças partidárias existentes e estreantes e os movimentos de cidadãos.
Neste quadro político açoriano distingue-se São Miguel que se apresenta como uma peça de jogo que exige assunção do risco , habilidade e determinação política.
Em São Miguel o PS lidera 3 autarquias, o mesmo número que o PSD. Nos últimos anos a liderança da AMISM tem sido da responsabilidade do PS , que possuía o maior número de câmaras na ilha. Dentro de dias, o cenário alterar-se-á. Os estatutos da AMISM referem a eleição do Conselho de Administração, por quatros anos e por escrutínio secreto, em lista apresentada em Assembleia Intermunicipal de entre os seus membros. É legítimo e expectável que o risco político desta liderança seja assumido em proposta de lista apresentada pelo PSD – o partido com mais votos em São Miguel nas câmaras municipais e assembleias municipais. Ponta Delgada foi o município da ilha onde a expressão de votos no PSD foi maior, logicamente por consequência do maior número de eleitores inscritos, representando mais de 27% do que o somatório da votação de Lagoa, Vila Franca do Campo e Povoação.
Na Assembleia Municipal de Ponta Delgada(AM) composta por 27 deputados municipais(dm), tendo o PSD eleito 14 dm; o PS 12 dm e o BE 1 dm. O PS é vitorioso em 14 juntas; o PSD em 9. Os presidentes de junta têm assento neste órgão, juntando-se o Movimento Santa Clara Vida Nova. A AM é o órgão deliberativo representativo do poder local(juntas de freguesias e dm). Os votantes que garantiram as 14 juntas para o PS foram de 14141, as 9 juntas do PSD resultaram de 12086 votantes e Santa Clara Vida Nova com 891 votantes. Em suma, nas sessões da AM, o PS garante 26 votos, o PSD 23 votos, o BE 1 voto e Santa Clara Vida Nova 1 voto. O PS tem maior poder de votação. O PS tem maior representatividade do concelho ao nível da Assembleia Municipal. O PS tem maior implantação ao nível de freguesias que o PSD. O PS tem responsabilidades políticas na Assembleia Municipal, como nunca as teve.
E se se quiser baralhar ainda mais, sendo a Assembleia Municipal um órgão que delibera matéria que influencia nas opções de gestão da AMISM, esta diferença de posições ideológicas e de visão para Ponta Delgada terão que ser geridas ao milímetro.
Há um xadrez político que é tudo menos de fácil movimentação e assume-se como um desafio à capacidade de liderança e de assunção de risco para garantir uma melhor qualidade de vida dos cidadãos de São Miguel.

 

Mais Artigos

Dionísio Faria e Maia Ainda de Luto



Ricardo Serrão Santos Equilíbrio na proteção de Áreas Marinhas



Sónia Nicolau Povo, Oposição e Posição - tripé da democracia



Lara Martinho Sobre o Desinteresse da República para com a Ilha Terceira



Sónia Nicolau “Sim”, o caminho para o unilateralismo



Ricardo Serrão Santos Complementaridade política



Lara Martinho BALANÇO DO 2º ANO PARLAMENTAR



Mónica Rocha Que a vontade de cumprir e o prazer de servir sejam o tom e o timbre do futuro



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados