Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vítor Fraga quer Câmara Municipal como parceiro ativo do setor agrícola


“Emprego” e “prosperidade” para todo o concelho das Lajes do Pico são prioridades de Roberto Silva


Jorge Pereira quer uma gestão transparente e que garanta o futuro do concelho da Madalena


Vasco Cordeiro destaca tranquilidade registada na abertura do novo ano letivo


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A batuta para um outro caminho"
2017-09-20
Lara Martinho Lara Martinho
"Segurança: O Caso da Coreia e o Centro de Segurança Atlântica"
2017-09-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Confiança é cumprir"
2017-09-13
Lara Martinho Lara Martinho
"Contaminação, América do Norte e Orçamento do Estado"
2017-09-09
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Malmequer, Bem-me-quer!"
2017-09-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"21 anos e persistimos na transparência"
2017-09-07
Lara Martinho Lara Martinho
"DEVANEIOS DE VERÃO..."
2017-09-07
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"DEVANEIOS DE VERÃO..."

Lara Martinho
2017-09-07

 

Quem leu o último artigo do Deputado António Ventura sobre a descontaminação da Base das Lajes fica com a ideia de que existe um estudo sobre a contaminação na Terceira que o Governo da República não quer disponibilizar. O que não responde minimamente à verdade! A questão é simples, não se pode disponibilizar o que não se tem! O que o Governo da República fez foi solicitar aos Deputados António Ventura e Berta Cabral que clarificassem a que estudo se referem, para que o Governo da República o possa solicitar aos EUA, dado que não têm conhecimento de nenhum estudo intitulado Lajes FieldEnvironmental BaselineStudy.
Aliás, convém não esquecer que quando os mesmos deputados António Ventura e Berta Cabral solicitaram os relatórios referentes à descontaminação e contaminação, estes foram disponibilizados. Além disso, o Governo envia semestralmente à AR um relatório com o ponto de situação da Base das Lajes, relatório este que o Deputado António Ventura queria que fosse enviado anualmente!
É importante, ainda, revisitar parte da resposta do MNE que é omitida no artigo do Deputado António Ventura: "o Governo dos EUA encomendou estudos para análises de terrenos de uso exclusivo norte-americano, e o seu conteúdo foi partilhado com o Governo Português no quadro das negociações relativas à Base das Lajes, no âmbito da troca de informação acordada entre as duas Partes, em junho de 2015, sobre o impacto ambiental da presença norte-americana na Terceira." Sim leu bem, junho de 2015, era Governo o PSD/CDS e Secretária de Estado da Defesa, membro do Ministério responsável pelo dossier da descontaminação ambiental na ilha Terceira, a atual Deputada açoriana Berta Cabral.
Que fique claro, todos nós Deputados açorianos exigimos toda a informação sobre o dossier da Base das Lajes, aliás esse é o nosso dever enquanto representantes das preocupações e exigências dos açorianos.
Todos nós defendemos até às últimas consequências a descontaminação total da ilha Terceira. Mas, pelos vistos, os Deputados António Ventura e Berta Cabral têm conhecimento de estudos que mais ninguém tem.
Portanto, ao invés de relatarem de forma enviesada os factos para aproveitamento político, sobre uma questão que é tão séria e que requer um consenso nacional, que desta forma nada de construtivo trazpara os Açores, deviam colocar em cima da mesa o que têm para que todos possamos fazer um trabalho sério em prol dos Açorianos.
Porque sejamos realistas, o que fez o Governo PSD/CDS quando pôde? Nada! Apesar de termos uma Secretária de Estado da Defesa açoriana não foi feita a descontaminação da ilha Terceira. Este é um facto que não podemos ignorar.
O anterior Governo PSD/CDS não só não garantiu a descontaminação da ilha Terceira, como também os Deputados do PSD não apresentaram nenhuma proposta de alteração ao Orçamento de Estado de 2016, nem sobre a Base das Lajes, nem sobre nenhuma outra questão açoriana. Num momento decisivo, simplesmente mantiveram-se apáticos aos problemas da contaminação, como em relação a tudo o resto que diz respeito aos Açores. A atividade destes deputados resume-se a perguntas para notícias de jornal, e na ânsia da notícia até questionam sobre coisas que aparentemente não existem.
A inação, a ausência, e o desprezo a que o Governo do PSD/CDS dotou a Base das Lajes e os Açores não pode ser alterada e contrasta bem com a ação, a presença e o empenho deste Governo PS para com a Base das Lajes e os Açores, por isso mesmo entendo bem a necessidadee o empenho dos Deputados António Ventura e Berta Cabral em demonstrar o contrário.
Este é, portanto, um devaneio de verão que importa esquecer. Espero que o fim desta sealyseason traga mais responsabilidade para os próximos tempos que são ainda tempos de muitos desafios.

 

Mais Artigos

Sónia Nicolau A batuta para um outro caminho



Lara Martinho Segurança: O Caso da Coreia e o Centro de Segurança Atlântica



Sónia Nicolau Confiança é cumprir



Lara Martinho Contaminação, América do Norte e Orçamento do Estado



Dionísio Faria e Maia Malmequer, Bem-me-quer!



Sónia Nicolau 21 anos e persistimos na transparência



Lara Martinho DEVANEIOS DE VERÃO...



Dionísio Faria e Maia Haverá esperança?



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados