Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Sede de protagonismo do PSD/A “atropela” concertação social


José Bolieiro revela notória incapacidade em gerir a Câmara de Ponta Delgada


Vítor Fraga defende Conselho Municipal de Cultura em Ponta Delgada


João Castro destaca importância do mar na requalificação da produção nacional


Artigos de Opinião

Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Mortalidade e mortandade"
2017-05-26
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Feira Lar, Campo e Mar"
2017-05-24
Lara Martinho Lara Martinho
"NOTÍCIAS DA REPÚBLICA"
2017-05-22
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Assim não!"
2017-05-19
Lara Martinho Lara Martinho
"Notícias da República"
2017-05-18
José Ávila José Ávila
"Orgulho sem preconceito"
2017-05-18
José San-Bento José San-Bento
"Boato e Cobardia"
2017-05-16
ESTÁ AQUI:Media Center»Opinião
Lara Martinho

Opinião

"Notícias da República"

Lara Martinho
2017-05-18

 

Caros Leitores
Esta semana reuni com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, o Governo da República arrancou com mais uma medida para facilitar a vida aos nossos emigrantes,este domingo realizam-se as eleições em França e na próxima semana nova reunião da Comissão Bilateral Permanente.

1-FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA PARA O DESENVOLVIMENTO - esta semana reunimos com a administração da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento com o fim de conhecer melhor o trabalho que têm desenvolvido em prol dos Açores. Em análise neste encontro estiveram diversas iniciativas que já contemplam o arquipélago, como os Fóruns Franklin Roosevelt, Fundo de Mobilidade "Crossing the Atlantic", os Cursos de Verão nos Açores para professores de português nos EUA, e vários estudos desenvolvidos pela FLAD, nomeadamente referente ao impacto da aplicação de fundos da União Europeia na realidade socioeconómica dos Açores, o potencial da sustentabilidade energética em ilhas, ou mesmo o impacto económico da Base das Lajes. Claro ficou que continua a existir um grande potencial de colaboração com os Açores, em áreas como o mar profundo, o turismo de saúde e ações de formação de excelência, bem como abertura para tal por parte da Fundação. Recorde-se que a criação da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento é fruto do acordo celebrado entre Portugal e os EUA com o objetivo de "forma perene, flexível e autónoma, promover as relações entre Portugal e os Estados Unidos, visando, com este intercâmbio, o desenvolvimento económico, social e cultural português".

2 - NOVA MEDIDA DE APOIO AOS EMIGRANTES-arrancou esta semana, no Consulado geral de Portugal em Barcelona, a experiência-piloto intitulada ato de inscrição única consular, que consiste na transformação da aplicação informática do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com 18 anos, numa outra mais poderosa, como referiu o Ministro dos Negócios Estrangeiros. Esta ferramenta permitirá que o emigrante apenas tenha de se inscrever uma única vez no consulado onde reside ea partir daí o seu número de registo acompanha-o ao longo da vida, o que não acontecia até agora. Esta é mais uma medida do Programa Simplex que vai permitir mais rapidez na prestação de serviços consulares, ao assegurar que os emigrantes passam a poder aceder aos serviços consulares, independentemente de estarem ou não na sua área de residência, através da simples indicação do seu número de cartão de cidadão, conseguindo fazer agendamentos online e receber informações úteis sobre o posto e os seus documentos pessoais, designadamente avisos para a respetiva renovação. O objetivo é que os portugueses residentes no estrangeiro possam realizar por via eletrónica todos os atos consulares que não exijam presença física para reconhecimento ou recolha de dados biométricos. Até ao final de 2017, o novo sistema deverá funcionar já em mais de metade dos postos consulares portugueses, estendendo-se em 2018 aos restantes.

3 - SERÁ O FIM DA EUROPA? - uma última nota sobre as eleições em França. Este domingo será o combate final entre Marine Le Pen e Emmanuel Macron. Um combate cujo resultado poderá ditar o fim da Europa. Após o BREXIT, a vitória de Donald Trump, e a fraca união à volta de Macron na passagem à segunda volta tudo parece ser possível, apesar das sondagens apontarem para uma vitória de Emmanuel Macron. Estão em confrontação dois projetos, duas conceções de França, da Europa e do Mundo como assinalou o Presidente cessante francês François Hollande. Macron é liberal, pró-europeu, Le Pen é anti-imigração, anti-europa e antissistema. Uma interessante análise da campanha de Macron foi feita pelo ex-Presidente dos EUA Barack Obama ao afirmar "Ele (Macron) apela à esperança das pessoas e não aos seus medos". Esperemos, pois que neste domingo a esperança dos franceses seja superior aos seus medos. En Marche! Vive la France!

4 - COMISSÃO BILATERAL PORTUGAL EUA - realiza-se na próxima semana a reunião da Comissão Bilateral Permanente Portugal EUA na qual a descontaminação ambiental e o futuro das infraestruturas de uso exclusivo dos EUA,consideradas excendentárias,estarão em destaque. Fica a expetativa de que mesmo com uma administração norte-americana incompleta seja possível alcançar-se passos decisivos nestas duas questões.

 

Mais Artigos

Dionísio Faria e Maia Mortalidade e mortandade



Sónia Nicolau Feira Lar, Campo e Mar



Lara Martinho NOTÍCIAS DA REPÚBLICA



Dionísio Faria e Maia Assim não!



Lara Martinho Notícias da República



José Ávila Orgulho sem preconceito



José San-Bento Boato e Cobardia



Vítor Fraga Dia da Europa



> >>

Arquivo Histórico do PS/Açores
PSA TV - Canal YouTube Ps/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados