Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vasco Cordeiro destaca importância do apoio comunitário para investimentos na área dos transportes nas regiões


“Nós estamos aqui para dar a cara e para resolver os problemas”, garante José San-Bento


Crescimento do turismo deve-se à “articulação entre políticas públicas e iniciativa privada”


GPPS desafiou partidos da oposição a discutir “futuro do Turismo sem complexos, sem tabus”


Artigos de Opinião

Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Ainda de Luto"
2017-10-20
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Equilíbrio na proteção de Áreas Marinhas"
2017-10-20
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Povo, Oposição e Posição - tripé da democracia"
2017-10-18
Lara Martinho Lara Martinho
"Sobre o Desinteresse da República para com a Ilha Terceira"
2017-10-14
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"“Sim”, o caminho para o unilateralismo"
2017-10-12
Ricardo Serrão Santos Ricardo Serrão Santos
"Complementaridade política"
2017-10-06
Lara Martinho Lara Martinho
"BALANÇO DO 2º ANO PARLAMENTAR"
2017-10-07
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Desenvolvimento do Turismo na Ilha das Flores cria n...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Vasco Cordeiro destaca forte dinâmica do movimento d...

Presidente do Governo recebeu Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação

PS Açores - Presidente do Governo recebeu Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação

O Presidente do Governo recebeu domingo, em Ponta Delgada, a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República, num encontro que serviu para analisar, entre outros temas, o processo de descentralização proposto pelo Governo da República.


“É importante que, em todo este processo, se tenha em conta, na definição das soluções de descentralização para todo o país, que, no caso dos Açores e da Madeira, existe um nível de poder – o poder regional – que deve ser considerado nesta nova configuração de poderes”, afirmou Vasco Cordeiro.


O Presidente do Governo, que falava no final da audiência, adiantou que o Executivo regional reconhece a “valia e o mérito” desta opção de descentralização e acompanha com muito interesse os desenvolvimentos particulares e concretos que essa matéria terá.


“Nós acompanhamos com interesse aquele que é um desígnio anunciado do Governo da República relativo à descentralização, considerando que a situação nas Regiões Autónomas tem algumas particularidades em relação à situação nacional, exatamente pela existência do nível de poder regional”, sublinhou.


Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro salientou que, neste encontro, foi também possível transmitir aos deputados à Assembleia da República a forma como o Governo dos Açores encara a componente ambiental, no âmbito do processo da Base das Lajes.


“Ultrapassada a questão laboral, essa é uma prioridade. Reconhecemos, contudo, que, nesta fase, há um conjunto de interlocutores da administração norte-americana que mudaram e, naturalmente, é necessário que esses novos interlocutores tenham o tempo necessário para analisarem e para conhecerem esses dossiers para continuarmos esse trabalho”, afirmou o Presidente do Governo.


Segundo disse, este é um trabalho de sensibilização e de dar a conhecer a importância que esta matéria tem, não apenas ao nível político na relação entre Portugal e os Estados Unidos, mas também do ponto de vista prático e muito concreto para os Açores e, em especial, para a ilha Terceira.


Vasco Cordeiro considerou, por outro lado, importante a visita que os deputados da Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação estão a efetuar ao arquipélago porque permite, também desta forma, dar a conhecer a realidade da Região.


“Algumas das matérias que são da competência da Comissão são matérias que estão regionalizadas, mas não é isso que, obviamente, retira importância e mérito a este interesse de conhecer a realidade dos Açores”, disse Vasco Cordeiro. [GaCS]

2017-10-09 12:35:09, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados