Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vítor Fraga quer Câmara Municipal como parceiro ativo do setor agrícola


“Emprego” e “prosperidade” para todo o concelho das Lajes do Pico são prioridades de Roberto Silva


Jorge Pereira quer uma gestão transparente e que garanta o futuro do concelho da Madalena


Vasco Cordeiro destaca tranquilidade registada na abertura do novo ano letivo


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A batuta para um outro caminho"
2017-09-20
Lara Martinho Lara Martinho
"Segurança: O Caso da Coreia e o Centro de Segurança Atlântica"
2017-09-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Confiança é cumprir"
2017-09-13
Lara Martinho Lara Martinho
"Contaminação, América do Norte e Orçamento do Estado"
2017-09-09
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Malmequer, Bem-me-quer!"
2017-09-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"21 anos e persistimos na transparência"
2017-09-07
Lara Martinho Lara Martinho
"DEVANEIOS DE VERÃO..."
2017-09-07
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Deputados do PS/Açores defendem produção regional

PRÓXIMA NOTÍCIA »
André Rodrigues quer uma semana cultural das Velas A...

Vasco Cordeiro destaca tranquilidade registada na abertura do novo ano letivo

PS Açores - Vasco Cordeiro destaca tranquilidade registada na abertura do novo ano letivo

O Presidente do Governo destacou hoje a absoluta tranquilidade verificada na abertura do novo ano letivo 2017/2018 nos Açores, que deriva também da colocação a tempo e a horas dos professores necessários nas diversas escolas da Região.


"A primeira ideia que gostaria de partilhar convosco e que transmite bem este início de ano letivo é a ideia da tranquilidade num conjunto de processos e de procedimentos que foram lançados e alterados neste ano e que, apesar disso, permitiram que o ano letivo começasse, aqui, nos Açores, com absoluta normalidade”, afirmou Vasco Cordeiro.


O Presidente do Governo falava na Escola Básica e Integrada de Ponta Garça, na sessão que assinalou abertura do ano letivo 2017/2018, no qual estão matriculados mais de 43.500 alunos, distribuídos pelas 40 Unidades Orgânicas, onde prestarão serviço cerca de 5.000 professores e perto de 3.000 elementos de pessoal não docente.


Na sua intervenção, Vasco Cordeiro destacou as alterações legislativas feitas ao regime de concurso de pessoal docente e a “colocação de professores em cada uma das escolas a tempo e a horas”, assim como o reforço dos recursos humanos de apoio ao Sistema de Educativo Regional, em áreas como Psicologia, Terapia da Fala, Educação Especial e Reabilitação, entre outras, que significam mais de centena e meia de técnicos superiores que estão ao serviço dos alunos açorianos.


“Refiro-me, também, a algo que concretizamos neste ano letivo e que tem a ver com o alargamento até ao 12º ano do sistema de empréstimo de manuais escolares em todas as escolas da Região, numa medida de apoio social que consideramos bastante relevante”, salientou.


Depois de garantir que o “critério e a medida da ação do Governo é o aluno e as condições para o sucesso educativo”, Vasco Cordeiro anunciou que, no âmbito do ProSucesso, o programa “PROF DA – Professores Qualificados na Resolução de Dificuldades de Aprendizagem” de Matemática vai ser alargado ao Segundo Ciclo, incluindo, também, a disciplina de Português e abrangendo doze escolas, a título experimental, da Região.


Relativamente ao projeto “Apoio Mais – Retenção Zero”, iniciado no ano letivo de 2015/2016, vai, partir de agora, abranger ainda mais anos e ser ampliado na escola da Ponta Garça, face aos bons resultados que tem alcançado ao nível da redução das retenções de alunos.


O Presidente do Governo anunciou, por outro lado, que o Projeto de Intervenção Comunitária “Sucesso Educativo – Escola, Comunidade, Família”, que se iniciou em 2016/2017 no concelho da Lagoa com o envolvimento de diversas entidades, vai ser também implementado no concelho de Vila Franca do Campo, abrangendo um universo de 1.730 alunos, de mais de 200 professores e diversos parceiros locais, entre os quais a Câmara Municipal.


“No ano letivo que terminou, este projeto incluiu o concelho da Lagoa e contribuiu para que, em três escolas, se tivesse registado uma diminuição, particularmente, acentuada do número de retenções. É o caso da EBI da Lagoa, em que o número de retenções diminuiu 27 por cento, é o caso da Secundária da Lagoa, em que o número de retenções diminuiu 42 por cento, e é o caso da EBI de Água de Pau, em que o número de retenções diminuiu 50 por cento”, destacou.


Já relativamente aos investimentos no parque escolar, Vasco Cordeiro recordou que estão em curso intervenções de grande envergadura na escola da Calheta de São Jorge e na escola Canto da Maia, em São Miguel, adiantando que, muito em breve, vão arrancar as obras na escola das Capelas, seguindo-se intervenções nos estabelecimentos de ensino dos Arrifes, Rabo de Peixe e Lagoa.


“Uma das principais ideias que gostaria de reforçar, neste início de ano letivo, é a necessidade da Educação e do Sucesso Escolar serem considerados por toda a comunidade, pela nossa Região, por todos e cada um dos Açorianos, como um desígnio regional”, sublinhou Vasco Cordeiro.


Nesse sentido, o Presidente do Governo deixou o apelo para que “cada família açoriana, para que cada pai e cada mãe, considere o sucesso do seu filho como aluno como uma das principais conquistas que pode ter, como uma das peças mais valiosas daquilo que transmite”.


“Se assim for, acredito que temos todas as condições para que a Educação, para que o sucesso de cada aluno, não seja considerado apenas na perspetiva dos muros da escola, não seja considerado apenas na perspetiva do aluno que sabe ler e escrever, mas que seja, sobretudo, na perspetiva de termos, hoje e no futuro, Açorianos cada vez mais qualificados, conscientes de si e daquilo que os rodeia, cidadãos esclarecidos, exigentes e disponíveis para a comunidade”, concluiu Vasco Cordeiro. [GaCS]

2017-09-13 17:47:31, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados