Página Principal Presidente Presidente Honorário Partido Media Center Contatos Siga-nos!
 

Notícias PS/Açores

Vítor Fraga quer Câmara Municipal como parceiro ativo do setor agrícola


“Emprego” e “prosperidade” para todo o concelho das Lajes do Pico são prioridades de Roberto Silva


Jorge Pereira quer uma gestão transparente e que garanta o futuro do concelho da Madalena


Vasco Cordeiro destaca tranquilidade registada na abertura do novo ano letivo


Artigos de Opinião

Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"A batuta para um outro caminho"
2017-09-20
Lara Martinho Lara Martinho
"Segurança: O Caso da Coreia e o Centro de Segurança Atlântica"
2017-09-18
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"Confiança é cumprir"
2017-09-13
Lara Martinho Lara Martinho
"Contaminação, América do Norte e Orçamento do Estado"
2017-09-09
Dionísio Faria e Maia Dionísio Faria e Maia
"Malmequer, Bem-me-quer!"
2017-09-08
Sónia Nicolau Sónia Nicolau
"21 anos e persistimos na transparência"
2017-09-07
Lara Martinho Lara Martinho
"DEVANEIOS DE VERÃO..."
2017-09-07
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
“Não negamos que existam dificuldades, mas há dados ...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
Corpo docente está estabilizado na Região, garante S...

Lara Martinho alerta para urgência de descontaminação ambiental da ilha Terceira

PS Açores - Lara Martinho alerta para urgência de descontaminação ambiental da ilha Terceira

A deputada do PS Lara Martinho, eleita pelo círculo dos Açores, defendeu hoje no Parlamento que a descontaminação ambiental da ilha Terceira tem de ser uma prioridade, depois de há cerca de uma semana ter terminado a última reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA) sobre a Base das Lajes, em Washington, que o presidente do Governo Regional dos Açores considerou insatisfatória.

 

A vice-presidente da bancada socialista lembrou que Vasco Cordeiro “apresentou uma proposta para que fosse definido um calendário concreto, com datas limite, no sentido de ser desenvolvido o trabalho de recuperação ambiental das áreas afetadas” pela ocupação dos EUA, no entanto o compromisso norte-americano “não foi claro”.

“Já esta segunda-feira o departamento de Estado norte-americano veio afirmar que vão continuar a trabalhar na importante tarefa de cuidar do ambiente, que continua a ser uma prioridade para os EUA”, afirmou Lara Martinho, esperando que tal promessa seja cumprida.

 

| “A descontaminação da ilha Terceira tem efetivamente de significar que esta é feita em todas as zonas onde o dano ambiental é derivado da presença norte-americana, quer dentro quer fora da Base das Lajes”

 

A parlamentar lembrou depois a recomendação que o partido fez ao Governo sobre esta matéria, como a manutenção do empenho do Executivo na implementação das medidas previstas na declaração conjunta assinada com o Governo Regional dos Açores a 30 de abril de 2016, a garantia de que, depois da descontaminação ambiental de toda a ilha da Terceira, as infraestruturas excedentárias das Lajes sejam reaproveitadas, e o desenvolvimento de todos os esforços na procura das melhores soluções para o crescimento económico da ilha Terceira, “garantindo que não existem no país nem zonas reservadas a investimento externo, nem zonas excluídas a investidores estrangeiros”.

 

Lara Martinho sublinhou que o tema da descontaminação não é novo, acusando o anterior Executivo do PSD/CDS de não ter feito nada para o resolver. Durante o debate parlamentar, a deputada fez também uma referência ao projeto de resolução do PSD sobre a Base das Lajes, ironizando que se trata de “um sinal de confiança pelo trabalho desenvolvido pelo atual Governo da República do PS, uma vez que recomenda que seja enviado à Assembleia da República (AR) um relatório anual sobre o cumprimento dos acordos de utilização da Base das Lajes e respetivos processos negociais, quando até agora era semestral”. Esta contradição foi apontada por Lara Martinho uma vez que, “sob a liderança do PSD, foi aprovada em 2015 uma resolução apoiada por todos os partidos políticos a recomendar ao Governo o envio à AR de relatórios semestrais sobre a evolução das negociações com o Governo dos EUA”.

 

A deputada do PS defendeu, ainda, que a “Comissão Bilateral não esgota a discussão política”, alertando que existem outros espaços de discussão, “como as consultas políticas entre o ministro dos Negócios Estrangeiros e o secretário de Estado norte-americano, que foi ontem proposto pelo presidente dos Açores”. “É efetivamente a este nível político que esta questão deve ser tratada”, disse.

2017-05-17 22:08:27, por PS/Açores

 
HomeNotícias | Media Center | Agenda | OpiniãoPartido | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
Partido Socialista Açores © Todos os Direitos Reservados