Partido Socialista Açores
 
Presidente Presidente Partido Media Center Contactos
 

Notícias PS/Açores

Comunicado do PS/Açores sobre Obrigações de Serviço Público

Comunicado de Vasco Cordeiro sobre transporte aéreo entre Açores e o Continente

Berto Messias defende alargado consenso numa frente comum de afirmação da centralidade geopolítica dos Açores

Artigos de Opinião

José Ávila José Ávila
"O seu a seu dono"
2014-07-23
Berto Messias Berto Messias
"O dono da bola!!!"
2014-06-17
Francisco César Francisco César
"O estudo do Estudo"
2014-06-16
Berto Messias Berto Messias
"O futuro do PS"
2014-06-12
  Homepage Homepage Homepage Homepage

« NOTÍCIA ANTERIOR
Grupo Parlamentar recebeu Plataforma Sindical da Avi...

PRÓXIMA NOTÍCIA »
"PSD é responsável pela maior destruição de emprego ...

"Governo da República tem obrigação de ajudar os Açores”, reitera Berto Messias

PS Açores - O Grupo Parlamentar do PS Açores visitou, esta quinta-feira, as zonas atingidas pelas intempéries que ocorreram em Março, na freguesia do Porto Judeu. O Presidente do Grupo Parlamentar socialista, Berto Messias, referiu que a visita teve como objetivo acompanhar no terreno todas as diligências que estão a ser feitas no sentido da freguesia e das famílias atingidas recuperarem, o mais rapidamente possível, a normalidade.

“Passados cerca de dois meses viemos ao terreno ver qual o ponto de situação nas zonas atingidas. Viemos, igualmente, conversar com a junta de freguesia no sentido de saber que contatos têm sido feitos quer com a junta quer com as famílias afetadas pela intempérie do passado mês de Março. A informação que temos é que, do ponto de vista do apoio social, dos realojamentos e das intervenções que são necessárias nas habitações, tudo está a correr dentro da normalidade com a referenciação dos respetivos casos e a inventariação do que é necessário fazer. Por outro lado, naquela que é a maior intervenção, ao nível da ribeira, viemos também saber como estão a decorrer os trabalhos que têm como objetivo minimizar futuras ocorrências desta natureza no futuro”.

Para Berto Messias, “os açorianos já demonstraram várias vezes no passado que conseguem dar a volta a situações desta natureza.” O líder parlamentar do PS/Açores recordou ainda “ser fundamental que, quando este tipo de catástrofe natural ocorre, o princípio da solidariedade seja assumido por todos os responsáveis políticos nomeadamente ao nível da República que, a este propósito e como é sabido, não cumpriu o estipulado na Lei de Finanças Regionais”. Por isso, Messias apelou novamente ao cumprimento do dever do princípio da solidariedade nacional. “Se este Governo da República tem ainda uma réstia de sensibilidade social, deve então cumprir o seu dever e ajudar na recuperação dos estragos causados pelas intempéries”, afirmou.

“Recorde-se que a bancada socialista fez aprovar por unanimidade, na última sessão plenária da Assembleia Legislativa dos Açores, um Projeto de Resolução que insta o Governo da República a cumprir com o dever de solidariedade nacional para com os açorianos atingidos pelas calamidades decorrentes do mau tempo registado no passado mês de Março. Recentemente, e sob proposta do PCP, a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, uma proposta com o mesmo teor. O que se espera agora é que o Governo da República respeite o parlamento açoriano e a própria Assembleia da República que aprovaram uma resolução no sentido do Governo da República ajude os Açores e os açorianos”.

Por último, o líder parlamentar socialista destacou a necessidade de todas as entidades envolvidas no processo de recuperação dos estragos, autarquias e governo regional, informarem devidamente as populações atingidas acerca dos trabalhos que estão a ser feitos bem como das diligências a efetuar. “Quem passou por uma situação difícil e se viu privado dos seus bens tem que ser devidamente informado. E esta é, naturalmente, uma pedagogia que tem que ser feita”.

2013-05-09 16:29:56, por PS/Açores

Documentos PS Som Berto Messias

 
HomeNotícias | Media Center | Videos | Agenda | OpiniãoOrgãos | Presidente | Grupo Parlamentar ALRAA | Deputados AR | Deputados PE | Documentos | Links | Contactos
 
Sede Regional - Bairro da Vitória - Rua Dr. Armando Narciso, nº 5 – S. José - 9500-185 Ponta Delgada
PS / AÇORES © Todos os Direitos Reservados