PS/Açores quer dados atualizados sobre a incidência de doenças oncológicas nos Açores, com informação detalhada por concelho

PS Açores - 15 de abril

O Grupo Parlamentar do PS/Açores entregou hoje um requerimento no Parlamento dos Açores solicitando ao Governo Regional os dados sobre a incidência de doenças oncológicas na Região, divididos por concelho.

Segundo Berto Messias, o autor do requerimento, “parece-nos fundamental ter esses dados atualizados, até ao final do ano de 2023, com uma sistematização da informação por concelho, para que seja possível perceber se existe algum desvio do padrão sobre a incidência de cancro com base no local em que essa doença se manifesta”.

“Além disso, é também fundamental que tenhamos uma informação permanente e atualizada destes dados, de forma a que seja mais fácil planificar as políticas públicas de prevenção deste tipo de doenças que, infelizmente, são um dos grandes flagelos dos tempos modernos”, refere o deputado do Partido Socialista.

Para Berto Messias, “é fundamental ter acesso urgente a esses dados, de forma a que seja possível uma abordagem mais informada sobre este problema para que possam ser tomadas medidas com base nessa informação. Como sabemos, cada Ilha e até cada concelho tem contextos diferentes e não padronizados que podem originar dinâmicas de incidência diferentes e é isso que queremos saber e perceber desde já”.