Governo da República do PS deixou o país melhor, garante João Castro

PS Açores - 9 de abril

João Castro salientou, esta terça-feira, que o Governo da República do PS, que cessou funções recentemente, “deixou o país melhor” e “cumpriu, com a Região Autónoma dos Açores.
O líder parlamentar do PS reagia assim, no Parlamento dos Açores, a uma declaração política do PSD, que fazia um exercício de “uma clara desculpabilização das incapacidades do Governo Regional para com terceiros, designadamente, na sua relação com o Governo da República”.
João Castro admitiu que os Governos do PS poderão ter “cometido erros”, mas salientou as conquistas do Partido Socialista, ao longo dos últimos anos.
“O nosso país tem hoje um sistema financeiro estabilizado, uma situação de excedente financeiro ao contrário do que se verifica na Região, a sua economia está a crescer e a convergir com a Europa. As estatísticas do emprego sobem, os rendimentos e os salários aumentaram. Temos hoje um país mais qualificado e, claramente, menos desigual”, salientou o líder parlamentar do PS.
João Castro acusou o PSD de “tentar uma manobra de diversão” e sublinhou que aquilo que “deveria preocupar todos os deputados, sobretudo os deputados do PSD, é esta situação impensável do desastre nas acessibilidades”.
“A mobilidade dos Açorianos está a seguir um caminho desastroso. O processo de privatização da Azores Airlines foi conduzido de forma amadora e muito pouco transparente e, pelos vistos, culminará com a demissão da senhora Presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA, conforme tivemos conhecimento hoje”, destacou o socialista.
“O PS cá estará para avaliar o que fará o novo Governo da República, da coligação PSD/CDS/PPM nas matérias que têm a ver com a Região. Em todas as matérias sobre as quais a direita tanto reivindicava e em muitas mais. Porque o que interessa ao Partido Socialista é o desenvolvimento dos Açores e não um jogo de passa culpa”, assegurou o líder parlamentar do PS, João Castro.