Reforço das acessibilidades aéreas deve ser uma prioridade da Região, defende Carlos Silva

PS Açores - 25 de março

Carlos Silva, deputado do Partido Socialista, no parlamento dos Açores, manifestou preocupação perante com o atual bloqueio nos transportes aéreos, o qual está a gerar um grande descontentamento por parte dos Açorianos. Em requerimento entregue, esta segunda-feira, na Assembleia Regional, o deputado destacou a urgência de medidas concretas para enfrentar este desafio e salvaguardar o acesso aéreo para os Açorianos.

"Estamos a assistir a um tremendo retrocesso na nossa mobilidade", afirmou. "A falta de disponibilidade de lugares e os preços exorbitantes das tarifas aéreas representam não apenas uma barreira para os passageiros, mas também ameaçam a realização de eventos de importância turística, cultural e desportiva na Região."

O deputado também destacou a situação da Azores Airlines e da Ryanair, sublinhando os desafios adicionais que surgiram com a redução da operação da Ryanair e a incerteza resultante do processo de privatização da Azores Airlines. “As empresas do setor turístico reclamam pela brutal redução da oferta de lugares da Ryanair com impacto nas dormidas, restauração e nas rent-a-car e, por seu turno, os Açorianos reivindicam, e bem, com a falta de voos disponíveis e com os preços altamente insustentáveis dos bilhetes”.

"A diminuição da operação da Ryanair e a incerteza em torno da privatização da Azores Airlines têm contribuído significativamente para a crise nas acessibilidades aéreas da Região", afirmou. "É fundamental que o Governo Regional atue de forma decisiva para mitigar os efeitos desses eventos, assegurando a estabilidade e eficácia das operações aéreas na Região Autónoma dos Açores."

Além disso, o deputado salientou a importância de garantir a transparência e eficácia nas ações governamentais. "É crucial que o Governo Regional preste esclarecimentos sobre as diligências realizadas para resolver esta situação e as medidas adotadas para evitar a interrupção de eventos e o prejuízo para os Açorianos", acrescentou.

O parlamentar reiterou o compromisso do Partido Socialista dos Açores em trabalhar em prol do interesse público e da melhoria das condições de vida na Região Autónoma dos Açores.